Não há espaço para racismo e xenofobia entre Brasil e Portugal, diz Lula

MARIANA BRASIL E VICTORIA AZEVEDO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O presidente Lula (PT) disse nesta quarta-feira (19) que não há espaço para racismo e xenofobia entre Brasil e Portugal, durante visita do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, no Palácio do Planalto.

“Afirmei ao primeiro-ministro Montenegro que precisamos desconstruir a narrativa mentirosa que associa a migração brasileira ao aumento da criminalidade em Portugal. Sabemos bem que não há espaço para racismo e xenofobia entre nós”, disse o brasileiro.

Ao longo do dia, Montenegro cumpriu agenda junto a Lula e outras autoridades brasileiras e portuguesas. Os dois assinaram atos de cooperação nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança, além de outros acordos.

Os casos de xenofobia e racismo têm sido problemas relatados recorrentemente por brasileiros que vivem em Portugal, incluindo discriminações em universidades, em tentativas de alugar apartamentos, além de outras violências.

Sobre o tema, o líder português afirmou considerar a comunidade brasileira a melhor entre os imigrantes em Portugal. “Quero assegurar aos brasileiros, ao presidente da República, aos membros do governo do Brasil que lá temos uma relação de perfeita articulação com os brasileiros que estão a viver em Portugal. São efetivamente a melhor comunidade de imigrantes que temos.”

Antes das declarações, Lula e Montenegro haviam realizado a 14ª Cimeira, cúpula entre Brasil e Portugal em que os líderes discutem a cooperação entre os dois países.

Em suas falas, Montenegro também criticou medidas protecionistas como as do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e comentou a importância de defender o acordo entre União Europeia e Mercosul. Segundo ele, a implementação do acordo é uma obrigação da Europa.

“Se não for implementado, é um espaço que fica aberto a outros blocos comerciais. Se os europeus não tiverem a capacidade de implementar, depois não podem se queixar de ver outros blocos comerciais invadirem de forma não regulada, não leal, do ponto de vista da concorrência do comércio internacional o espaço que não tiveram a capacidade de ocupar”, disse.

Montenegro e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participaram de compromissos oficiais ao longo da semana com as autoridades brasileiras. Nesta quarta, o premiê participou da Cimeira, além de almoço no Palácio do Itamaraty. Na terça-feira (18), Lula recebeu seu homólogo português.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.