Putin afirma que tropas russas lançaram nova ofensiva em território ucraniano

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (19) que uma brigada russa lançou uma incursão em território ucraniano a partir da região de Kursk, reportaram as agências estatais Tass e Ria Novosti, uma afirmação que foi desmentida pela Ucrânia.

Esta operação constituiria a primeira ofensiva terrestre russa na região ucraniana de Sumi desde que as tropas de Moscou se retiraram em 2022.

“Fui informado que durante a noite, combatentes da brigada 810 cruzaram a fronteira da Federação Russa e a Ucrânia, e entraram no território inimigo”, disse Putin em uma declaração televisionada.

O diretor do Centro Ucraniano de Combate à Desinformação, Andrii Kovalenko, afirmou que as declarações de Putin eram uma “mentira”.

“Houve uma tentativa de um grupo de reconhecimento russo de entrar em território ucraniano”, disse Kovalenko, acrescentando que a operação foi frustrada.

“Atualmente, não há tropas russas capazes de realizar uma ofensiva em grande escala no território ucraniano”, acrescentou.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.