Paulistanos improvisam refúgio do calor com guarda-chuva e apostam em roupas leves

ISABELLA MENON
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Antes de um temporal atingir a cidade de São Paulo, paulistanos sofriam com mais um dia de forte calor.

Com os termômetros marcando 32°C, na tarde desta terça-feira (18), trabalhadores fugiam do sol e improvisavam formas para se refrescar, fosse debaixo de um guarda-chuva, com pastas na cabeça ou garrafas gelada na nuca.

Para evitar queimaduras e o suor, o motoboy Giovanni Aleixo, 22, apostava em camiseta de manga fina e óculos escuros. Antes de sair de um comércio na região da 25 de Março, Giovanni já se preparava para enfrentar o calor.

Como tem que usar capacete para os percursos, ele passa ainda mais calor e, por isso, aposta numa bandana na cabeça para não transpirar tanto.

Na praça da República, no centro da capital, foi instalado um dos quiosques da prefeitura para a Operação Altas Temperaturas. Lá, foram disponibilizados ventiladores, água, chás e frutas para a população. Médicos também atendem quem passar mal. Nesta terça, a equipe de saúde presente afirma que realizou cerca de 30 atendimentos, a maioria com sintomas relacionados ao forte calor, como pressão baixa.

As amigas Vera Lúcia Soares, 77, e Sandra Regina Domingo Alves, 65, afirmam que costumam ir todos os dias à tenda para se refrescar. Depois, passam um tempo na praça. Elas, que vivem no centro, dizem que passam mal no calor e o local acaba sendo uma opção para passar a tarde e conversar.

“A gente quer água, ficamos sentadas como madames e tomamos chá até não poder mais. Depois, levamos água para casa”, celebra Vera. “Passamos horas fazendo nada, só contando causos.”

Em uma praça arborizada próxima à avenida Paulista, um grupo de pedreiros tomavam sorvete e aproveitavam o horário do almoço para fugir do forte calor em São Paulo. De botas, calça grossa, camiseta de manga comprida e capacete, eles afirmam sofrer com as altas temperaturas e impossibilidade de mudar o uniforme por questão de segurança.

Por isso, tomam muita água durante o trabalho, levam uma muda de roupa para trocar e se escondem do calor quando podem. Mas nada evita o suor constante ao longo do dia de trabalho.

Próximo deles, em uma escadaria, três colegas tomavam sorvete e curtiam os minutos finais do almoço.

Elas celebram o fato de terem sido liberadas para usar roupas mais leves em meio ao forte calor.

“Amanhã estou de havaianas, sem chance de não vir [com chinelo]”, diz a fotógrafa Carla Barros, 28.

Ao lado da mãe, Cristiana Medisqui, 43, andava pela avenida com um guarda-chuva. Ela, que se recupera de uma cirurgia, aposta no item para evitar o sol a qualquer custo.

“Aqui, é ainda mais quente que outros lugares mais arborizados”, diz ela, que afirma que a restrição médica é ruim, mas o calor está extremo para qualquer um. “Estou bebendo água o dia inteiro e deixo o ventilador ligado o tempo todo.”

Os próximos dias seguem com muito calor e pancadas isoladas de chuva no final da tarde na cidade. A Defesa Civil mantém toda a capital paulista em estado de alerta para altas temperaturas.

Na quarta-feira (19), as temperaturas variam entre mínimas de 22°C e máximas que podem superar os 34°C. Entre o final da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas isoladas, que podem apresentar de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas localizadas de vento.

A quinta-feira (20) deve ser mais um dia quente e ensolarado, com termômetros variando entre mínimas de 22°C e máximas que podem superar os 35°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas isoladas de chuva com pontos de até forte intensidade, raios e rajadas de vento.

DICAS PARA MANTER A SAÚDE EM SITUAÇÕES DE CALOR EXTREMO

– Mantenha-se hidratado, mesmo se não sentir sede;
– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
– Use roupas leves, inclusive ao dormir;
– Proteja-se do sol: procure uma sombra e use chapéu ou boné;
– Use protetor solar;
– Evite alimentos gordurosos e calóricos e prefira alimentos frescos;
– Evite atividade física intensa nas horas mais quentes do dia;
– Coma com mais frequência;
– Use água fria para se refrescar;
– Certifique-se que familiares e amigos estejam bem e hidratados, principalmente crianças e idosos;
– Use umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos ambientes;
– Facilite a circulação do ar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.