Em livro, professores do Distrito Federal debatem sobre formação continuada

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Maiara Marinho
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Esta sexta-feira (1º), em Brasília, foi marcada pelo lançamento do livro “Formação Continuada no Distrito Federal – profissionais da educação em tempos de Aprender Sem Parar”. O livro tem como objetivo debater os temas que norteiam a formação de professores a partir da experiência dos autores na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal (EAPE-DF). O acesso à publicação, em formato de ebook, é gratuito e pode ser feito no site da editora Fino Traço.

“Nosso livro dá visibilidade ao que é feito nos limites da EAPE”, comentou André Bento, professor de Português e um dos organizadores da obra, junto com Francisco José da Silva e Márcia Cristina Gomes. Entre 2019 e 2020, André foi subsecretário na pasta da Educação no Distrito Federal e era responsável pela área de formação continuada. “Boa parte dos capítulos dá ao leitor a oportunidade de conhecer o que é feito por formadoras e formadores na EAPE”, comentou o professor.

Como resposta à necessidade de atualizar as qualificações dos docentes do DF, o projeto “Aprender sem Parar”, que inspirou a publicação, teve foco em práticas pedagógicas inovadoras, incluindo gestão democrática, inclusão escolar e uso de tecnologias digitais. “A formação continuada é processo central na melhoria da qualidade da educação. É por meio dela que se dá o desenvolvimento profissional”, explicou André.

Com a primeira aparição em 1970, no Brasil, a educação continuada é hoje uma Política Nacional, instituída pelo Decreto n0 8.752/2016. As formações podem ser realizadas por meio de cursos, palestras, oficinas, pesquisa acadêmica e por outros meios. Para André, “um dos desafios é propor discussões sobre como professoras e professores podem construir aulas e projetos mais transversais e menos isolados na escola”, disse.

Saiba mais sobre a publicação

Dividido em duas partes, nos primeiros onze capítulos os autores refletem sobre a experiência da educação continuada que tiveram durante o desenvolvimento do projeto "Aprender sem Parar", entre 2019 e 2020, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do DF, que capacitou professores com o intuito de contribuir para o aumento da qualidade do ensino público. A segunda parte apresenta relatos sobre diversidade de sujeitos, aprendizagem híbrida e representações sociais no contexto da formação continuada.

O lançamento do livro físico, realizado na sexta-feira (1o), na Asa Norte, foi uma maneira de divulgar a publicação, que é oferecida gratuitamente, em formato de e-book, no site da Fino Traço Editora. A distribuição gratuita foi possível graças ao patrocínio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF). 

Serviço

Organizadores: André Lúcio Bento, Francisco José da Silva, Márcia Cristina Dourado Toledo Gomes

Editora: Fino Traço Editora
Publicação: 2024/E-book, disponível gratuitamente no site da Fino Traço Editora

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