Empresa produz 2 milhões de latas por mês em Itajaí

A Nauterra, líder em pescados enlatados no Brasil e proprietária da marca Gomes da Costa, tem consolidado sua posição no mercado com uma estratégia de produção verticalizada. Além de fabricar mais de 2 milhões de latas de atum, sardinha e produtos derivados em sua unidade de alimentos, em Itajaí, a empresa tem uma operação dedicada à produção de embalagens em aço. Inaugurada em 2005 na cidade catarinense, essa fábrica própria não apenas atende à demanda interna, mas também comercializa embalagens para outras empresas, reforçando a eficiência e a inovação no setor. 

A decisão de investir na produção própria surgiu da dificuldade em encontrar no mercado brasileiro fornecedores que atendessem aos rigorosos padrões que seus produtos pedem. A empresa enfrentava desafios como longos processos de homologação, custos e a necessidade de manter um volume alto de latas estocadas. A unidade de embalagens proporcionou velocidade e flexibilidade na produção, reduzindo a necessidade de manter estoques volumosos. Dessa forma, foi possível otimizar toda sua cadeia de suprimentos e garantir a qualidade e segurança do processo, do início ao fim. 

“Sem dúvidas, a fábrica de embalagens integrada à unidade de alimentos é um diferencial, mesmo com os desafios inerentes à implantação dessa operação, como a gestão da cadeia do aço e litografia, a necessidade de uma constante automação de processos e a busca por novas tecnologias”, afirma Eloi Castelhano Júnior, gerente de Planta Industrial da Nauterra. “Porém, os ganhos dessa estratégia de longo prazo superam essas adversidades, por proporcionarem o controle total sobre a produção, além de nos permitir inovar com mais agilidade, flexibilidade e responder rapidamente às demandas do mercado.” 

Produção 

Atualmente, 95% da produção da fábrica de embalagens é destinada ao abastecimento interno da Nauterra, enquanto os 5% restantes são destinados a clientes externos, o que comprova o sucesso do modelo. Assim, a empresa demonstra que a busca por soluções inovadoras se traduz em vantagem competitiva, o que reforça sua posição de destaque no setor de alimentos no Brasil. 

Além de cumprir um importante papel estratégico para a operação da empresa, a fábrica de embalagens atua com compromisso com a sustentabilidade, um dos pilares da Nauterra. A unidade conta com a certificação Lixo Zero, emitida pelo Instituto Lixo Zero, que reconhece organizações internacionalmente por adotarem práticas que minimizem o impacto ambiental. Hoje, 99,3% dos resíduos da fábrica de embalagens são direcionados de maneira sustentável. 

 

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