Tarcísio inaugura novos centros de previsão e alertas meteorológicos

tarcísio

BRUNO LUCCA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, inaugurou nesta quinta-feira (13) os novos CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e Cepram (Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos), ambos no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital.

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) busca fortalecer a resposta a desastres naturais e eventos climáticos extremos.

São Paulo possui atualmente sete radares meteorológicos, operados por diferentes instituições, como SP Águas, USP, Unesp e Unicamp. O estado tenta adquirir mais quatro equipamentos.

Anunciado em janeiro, o Cepram será utilizado para reunir os dados desses equipamentos e organizar ações preventivas, capacitação de agentes e desenvolvimento de estratégias para minimizar os impactos de desastres naturais na população paulista.

Ele teve um investimento de R$ 40,9 milhões e também será responsável por aprimorar a previsão e emissão de alertas à população.

Já o novo CGE conta com tecnologia avançada de meteorologia, contratada por R$ 3 milhões, para o monitoramento em tempo real de condições e ocorrências em todo o estado, permitindo uma atuação mais ágil e eficiente da Defesa Civil.

Todo o complexo inaugurado nesta quinta deve ser gerido pela Defesa Civil e contará com uma equipe técnica especializada, incluindo meteorologistas, hidrólogos e geólogos.


O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira, destacou que o investimento nos sistemas de monitoramento sempre foi uma prioridade do governador. “Esse foi um pedido direto dele.

Agora, teremos um Centro moderno, que servirá de referência para outros estados e nos permitirá prestar um serviço ainda com mais qualidade para o povo paulista”, disse.

O governador esteve no evento.

A Defesa Civil estuda aumentar a quantidade de informações nos alertas que envia para os celulares da população. A ideia é colocar, por exemplo, para onde a população pode fugir em caso de perigo, mostrando locais seguros e não seguros em suas regiões.

A quantidade de notificações também pode aumentar, cada uma trazendo uma nova orientação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.