Fresagem prepara DF-009, no Lago Norte, para receber asfalto novo

dentro 1 1 2

Iniciadas na última semana, as obras de recapeamento da Estrada Parque Península Norte (DF-009), no Lago Norte, caminham para a etapa final. A via atende cerca de 30 mil motoristas da região, além de conectar o Varjão, o Setor de Mansões Lago Norte, o Paranoá e o Itapoã. Com investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), da Caixa Econômica Federal e de emenda parlamentar do deputado federal Júlio Cesar Ribeiro, a obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e o projeto e o gestor dos recursos são de responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).

A intervenção foi autorizada pelo governador Ibaneis Rocha em dezembro de 2024 e os serviços incluem restauração do pavimento asfáltico, fresagem, recomposição e recapeamento, além de sinalização horizontal, pintura de faixas e zebrados. O trabalho é executado no trecho que vai do km 1,5 da DF-009, próximo ao letreiro Lago Norte, até o km 3,5, em frente ao comércio local que fica em frente à Paróquia Nossa Senhora do Lago.

São 50 empregos gerados na primeira etapa, durante a qual é feita a fresagem de todo o material antigo. Depois vem a compactação e, em seguida, a capa do asfalto novo com pintura e demarcação das faixas.

Segundo o engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Luiz Antonio Mundim, atualmente as equipes estão concentradas no segundo lote de um total de quatro da obra. A pista que vai em direção ao final do Lago Norte, com 600 metros, passa pela fresagem e a recomposição do asfalto. Nos próximos dias, o serviço será feito outro lado, que consiste em 2,2 km (saindo da Paróquia Nossa Senhora do Lago, passando em frente ao Shopping Iguatemi e indo até a saída para o Eixão).

“É uma obra muito importante para dar conforto para quem está dirigindo. O Lago Norte é muito grande e só tem um acesso para entrar e sair, que é por essa via com um movimento muito grande de automóveis. Então uma qualidade de asfalto melhor é, inclusive, prevenção para acidentes e prejuízos nos carros que podem ser causados por valas e buracos na pista. Vai ser um benefício muito grande ao finalização da recuperação desse trecho”, destacou o engenheiro.

Impactos

Para evitar transtornos no trânsito da região, além da divisão em etapas, também é feito o revezamento das faixas trabalhadas. O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, reforçou que o serviço é necessário devido à degradação natural da via, que passou muitos anos sem a execução de uma recuperação completa.

“Depois de três décadas, estamos fazendo o recapeamento dessa via, que é um pedido antigo da população. Muitas pessoas transitam por aqui, tem um comércio muito valorizado nas proximidades. A obra veio para melhorar o acesso ao comércio e à entrada do bairro, além de dar um asfalto com qualidade melhor. Quando você tem um acesso bom, há um policiamento mais ostensivo e forças como a polícia chegam mais rápido. É mais qualidade de vida para as pessoas”, observou.

O aposentado Orozimbo Antônio de Souza Leite, 76 anos, mora há sete anos no Lago Norte e passa pela DF-009 todos os dias. Ele reforçou que a obra era esperada há muito tempo na comunidade e recordou o estado da pista antes dos trabalhos começarem: “Com os buracos era uma tremedeira na hora de passar. O pessoal daqui está muito feliz com essa obra, vai dar um rodar mais suave”.

Com informações Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.