Rio International Publishers Summit 2025 coloca em debate o futuro do mercado editorial

Em um ano importante para o livro e a leitura, o Rio de Janeiro, eleito a Capital Mundial do Livro em 2025, se prepara para receber a segunda edição do Rio International Publishers Summit, um encontro estratégico entre editores e profissionais do setor, que será realizado nos dias 11 e 12 de junho, às vésperas da Bienal Internacional do Livro Rio 2025. O evento vai reunir autores, editores e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do mercado editorial, focando em inovação, sustentabilidade e o impacto da tecnologia em toda a cadeia produtiva do livro.


O evento, promovido pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), propõe uma perspectiva baseada em dados e pesquisa na busca de pontos de convergência para construção de novos caminhos para a indústria editorial brasileira. “Em um ano tão especial, com o Rio sendo a Capital Mundial do Livro, não poderíamos deixar de ter um espaço relevante para a discussão de temas atuais do setor editorial. Esse é o sentido do Rio International Publishers Summit, criar esse espaço para que possamos, todo o setor, debater possíveis caminhos, desafios atuais e colaboração muito forte, como sempre tem sido a tônica das entidades brasileiras do setor”, comemora Dante Cid, presidente do SNEL.


O evento será comandado pelo mestre de cerimônia Leonardo Neto, jornalista especializado na cobertura do mercado editorial. A programação será dividida em duas trilhas principais:
Futuro do Mercado – Focada no crescimento sustentável do setor, explorando inovação, expansão de mercado e estratégias de impacto. Questões como o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado editorial e a transformação dos modelos de negócios estão no centro dos debates.


O Valor do Trabalho Criativo – Voltada para a valorização da produção editorial e dos profissionais envolvidos na cadeia do livro. A Propriedade Intelectual e os desafios dos direitos autorais na era digital serão temas essenciais para pensar o equilíbrio entre tecnologia e criação.

“Estamos trabalhando juntos, unindo nossas trajetórias e procurando ampliar as visões e pensar por novos ângulos questões recorrentes do mercado”, adianta a curadora Martha Ribas. Para Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, também um dos curadores, o Summit será um palco de discussões que vão além do cenário atual, olhando para o futuro do mercado. “O mercado editorial tem passado por transformações profundas, e o Rio International Publishers Summit será um espaço para anteciparmos tendências, discutirmos soluções e construirmos estratégias concretas para o futuro do livro. Não se trata apenas de refletir sobre o cenário atual, mas de conectar profissionais e criar oportunidades que realmente impactem o setor, tanto no Brasil quanto no exterior.”

Um time de peso na curadoria
O Rio International Publishers Summit 2025 terá um time de curadores altamente qualificados:
Flávia Bravin: com mais de 25 anos atuando na área editorial e educacional, é Head da Saber Educação, e sócia da Cogna. Tem mestrado e doutorado pela FEA-USP e formação em Publishing por Stanford (SPPC) e fellowship pela Academia de Frankfurt (FBF).

Martha Ribas: Conta com mais de 25 anos de experiência, é uma empreendedora dedicada à Cultura e à Educação, atuando como curadora e consultora de conteúdo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Bienal do Livro Rio, sempre impulsionando o mercado editorial com sua visão estratégica.

Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes: Com 22 anos de mercado editorial, entre 2022 e 2024 ocupou o cargo de Chefe de Gabinete da Presidente da International Publishers Association (IPA), com sede em Genebra, e possui sólida formação em gestão estratégica, gestão pública, relações internacionais e marketing.

Neste momento crucial, em que o mercado precisa se fortalecer e encontrar novas soluções, o Rio International Publishers Summit se propõe a ser um espaço de reflexão e construção coletiva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.