Endividamento atinge 84,9% das famílias natalenses, mas inadimplência recua

Foto: shisu_ka / Shutterstock

O percentual de famílias endividadas e inadimplentes em Natal apresentou uma leve redução, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No primeiro mês de 2025, 84,9% das famílias da capital potiguar estavam endividadas, uma queda em relação aos 89,2% registrados no mesmo período de 2024.

O percentual de famílias endividadas e inadimplentes em Natal apresentou uma leve redução, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No primeiro mês de 2025, 84,9% das famílias da capital potiguar estavam endividadas, uma queda modesta em relação aos 89,2% registrados no mesmo período de 2024.

Os dados da pesquisa apontam que o cartão de crédito continua sendo a principal fonte de endividamento, afetando 85,7% das famílias. Outros tipos de dívidas incluem carnês (19,3%) e cheque especial (12,7%). Em relação ao tempo de inadimplência, 15,6% das famílias têm débitos de até três meses, 35,2% entre três e seis meses, 17,6% entre seis meses e um ano, enquanto 31,5% acumulam dívidas há mais de um ano. No total, 17.800 famílias natalenses foram entrevistadas para o levantamento.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os números refletem o momento econômico positivo do estado. “Alcançamos um recorde histórico na geração de empregos formais, registramos aumento da renda, redução do desemprego, crescimento nas vendas do comércio e um desempenho positivo no setor de serviços”, afirmou.

Ele destacou ainda o papel do emprego formal na recuperação financeira das famílias. “Benefícios como o 13º salário podem ter sido decisivos para garantir uma renda extra no final do ano, possibilitando a quitação de dívidas e contribuindo diretamente para a melhora dos indicadores. Isso reforça a importância do crescimento econômico aliado à geração de empregos formais”, concluiu.

Tribuna do Norte

The post Endividamento atinge 84,9% das famílias natalenses, mas inadimplência recua appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.