Catedral de Curitiba tem inscrições abertas para visitas guiadas gratuitas em 2025; veja datas e como participar


Visitas começam às 9h e tem duração de 2 horas e 45 minutos. Inscrições são feitas pelo site da catedral. Catedral Basílica de Curitiba oferece visitas guiadas gratuitas
Jaelson Lucas/SMCS
A Catedral Basílica de Curitiba, localizada no Centro da capital, está com inscrições abertas para visitas guiadas gratuitas em 2025, que ocorrem em um sábado de cada mês. Veja datas abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A visita tem como objetivo explicar e discutir os aspectos históricos e artísticos da Catedral que é, ao mesmo tempo, a instituição mais antiga da cidade – a Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668.
As visitas tem duração aproximada de 2 horas e 45 minutos, iniciando às 9h. As inscrições podem ser feitas pelo site.
Clique aqui para se inscrever
Datas disponíveis
As inscrições são abertas nas quartas-feiras que antecedem as visitas, às 12h. As edições de 2025 devem ocorrer nas datas:
15 de fevereiro
15 de março
26 de abril
24 de maio
7 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
8 de novembro
13 de dezembro
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais está localizada na Rua Barão do Serro Azul, 31, Praça Tiradentes.
Gabriel Forgati realiza visita guiada na Catedral Basílica de Curitiba
Manuella Mariani/g1
As visitas ocorrem desde agosto de 2016, com foco em história e arte sobre a catedral que possui mais de 350 anos.
Os visitantes são levados pelos espaços da igreja, sendo alguns restritos ao público em geral, observando vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.
PodParaná: Conheça a história da Catedral de Curitiba, que completa 130 anos em 2023
O mediador, Gabriel Forgati, iniciou o projeto a partir de uma proposta acadêmica no Bacharelado em História – Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
É uma iniciativa que faz parte da chamada História Pública, que propõe levar o conhecimento histórico produzido dento das universidades para públicos não acadêmicos.
O guia diz que, apesar da visita ser realizada dentro da igreja, ela não tem cunho religioso e é voltada a discutir os aspectos históricos e artísticos da catedral e da cidade.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.