Resíduos vegetais viram composto para produção de mudas e manutenção de áreas verdes

whatsapp image 2025 02 04 at 11.51.59

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza durante todo o ano o recolhimento e reaproveitamento de resíduos vegetais em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O serviço feito pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) oferece uma destinação sustentável para o material gerado por quedas de galhos e folhas ou por podas realizadas sem a identificação do responsável. Em 2024, foram recolhidas quase 11 mil toneladas de resíduos, com um investimento aproximado de R$ 7 milhões.

O material recolhido é transportado para o viveiro da companhia, sendo posteriormente triturado e transformado em composto orgânico. Esse composto é utilizado na produção de mudas de árvores, arbustos e flores, que são aplicadas em projetos de arborização e na implementação e manutenção de canteiros urbanos.

De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, esse serviço de recolhimento e trituração de resíduos vegetais vai além do reaproveitamento do material na manutenção das áreas verdes da cidade. “Ele também mantém essas áreas limpas, evitando o acúmulo e a mistura de resíduos em locais inadequados, o que pode causar a proliferação de vetores de doenças, como ratos, insetos e, principalmente, o Aedes aegypti”, afirma.

O DPJ recolhe exclusivamente resíduos vegetais, enquanto resíduos de outras naturezas são de responsabilidade dos órgãos de limpeza urbana. O trabalho envolve 14 equipes em campo, garantindo que todas as regiões do DF sejam atendidas de forma eficiente ao longo do ano.

A companhia reforça que a população não deve fazer podas nem contratar empresas para esse serviço em áreas públicas, pois apenas os resíduos gerados pela própria companhia têm recolhimento garantido.

O descarte irregular de resíduos é crime, conforme a lei federal n° 9.605/1998. No DF, a multa inicial para os infratores é de R$ 2.799,65. Para informar à Novacap sobre necessidades de podas e demais serviços arbóreos, basta acionar o GDF pelo Portal Cidadão.

*Com informações da Novacap

Adicionar aos favoritos o Link permanente.