Em Itajaí já tem Carnaval

“Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô. Mas que calor, ô ô ô ô ô ô…” Essa e muitas outras marchinhas de carnaval animaram as ruas do município no último sábado (8), com a Charanga e Bonde do Siri Sarado. O esquenta carnavalesco, em parceria com a Fundação Cultural de Itajaí, percorreu os bairros Ressacada, Centro, Cabeçudas, Fazenda, São João e São Vicente, animando a população. O percurso encerrou em frente ao Mercado Público.

Com 56 anos de história em Itajaí, a Charanga é um carro alegórico, modelo Ford A 1929, quase centenário, que foi montado para abrilhantar o carnaval de Itajaí na década de 70. “A nossa expectativa é trazer a tradição novamente para Itajaí. Há 10 anos as escolas de samba desfilavam, tínhamos blocos de sujo e bailes de salão. Claro que não vamos conseguir trazer tudo de volta, mas o carnaval de rua com as marchinhas que todo mundo conhece são a nossa aposta para esse ano”, destaca Álvaro Alan, um dos responsáveis pela Charanga.

A contadora, Fabiana Soares, mora em Blumenau, mas quando viu a programação do fim de semana, saiu da cidade do vale rumo ao litoral para aproveitar a noite no Mercado Público. “Essa parte cultural das músicas de carnaval, da bandinha da charanga e do samba, é muito bonita de se apreciar. Sempre acompanhamos a programação de Itajaí porque conhecemos a beleza da cidade e toda cultura que oferece. No carnaval estaremos aqui”, enfatiza.

Ramon Pérez é natural do Rio de Janeiro e está animado para viver o “Carnaval Papa Siri – O mais Peixeiro do Brasil”. “Moro em Santa Catarina há quase 10 anos e aqui em Itajaí dá para matar a saudade do carnaval no Rio. Sei que é diferente, mas já vai suprir a falta da animação de lá. Aqui me sinto acolhido e estou ansioso para quando a festa começar”, destaca.

Neste ano, as festividades irão se concentrar no resgate ao tradicional carnaval de rua para relembrar a história e trajetória dos símbolos carnavalescos de Itajaí. O Museu Histórico abriu a exposição “Sons, Cores e Fantasias: Memórias do Carnaval Itajaiense” na última quinta-feira (6). A iniciativa é uma viagem no tempo e traz fotos, materiais e alegorias com mais de 130 anos de idade. O público pode visitar o local de terça a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 9h às 13h.

Até a chegada do carnaval, o clima vai ser de muito samba no pé no município. Nesta segunda-feira (10), às 20 horas, tem o ensaio aberto do Bloco Sardinha da Marli. O encontro será na Praça Arno Bauer, ao lado do Museu. Os ensaios também serão realizados nos dias 12, 14, 17, 19, 21, 24 e 26 de fevereiro.

Para entrar no clima, a Fundação Cultural de Itajaí irá oferecer aulas de samba gratuitamente com a Passista Pâmela Cândido. As aulas serão realizadas nos dias 12, 14, 19, 21 e 26 de fevereiro, das 19:30 às 20:30, no Auditório Nóbrega Fontes, na Casa da Cultura Dide Brandão. Para participar, é necessário ter mais de 13 anos e ir ao local no primeiro dia de aula para realizar a inscrição.

The post Em Itajaí já tem Carnaval appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.