F1 na reta final para a grande batalha de 2025

whatsapp image 2025 02 07 at 14.50.00

[email protected]

A Fórmula 1 vai se despedindo das férias e logo estará no Bahrein para a pré-temporada oficial. Desta vez, o circuito servirá apenas como cenário para os três dias de testes – de 26 a 28 de fevereiro – após os quais seguirá para a Austrália, onde será dada a largada para o campeonato de 2025, que promete ser o melhor de todos os tempos.

E já esquentando os tamborins – ou melhor, os motores – para a corrida de abertura na Austrália em 16 de março, as equipes continuam se movimentando intensamente para a grande batalha nas pistas. É novidade em cima de novidade nesses momentos finais de preparação para a histórica 75ª temporada da F1.

Veja os principais assuntos em destaque nos últimos dias:

Sauber anuncia novo centro técnico na Inglaterra

E vamos começar pela Sauber, que deu mais um passo significativo rumo ao seu processo de transformação em equipe oficial da Audi, anunciando a criação de um centro técnico na Inglaterra.

A medida é vista como decisiva dentro do objetivo de brigar pelas primeiras posições do grid, já que a maior parte dos engenheiros de elite do automobilismo mundial está localizada no Reino Unido.

Suas operações continuarão em Hinwil, na Suíça, com o departamento de unidades de potência em Neuberg, na Alemanha. O novo centro na Inglaterra será um terceiro núcleo (algo também inédito na F1).
Com isso, a Ferrari é agora a única escuderia a não ter fábrica ou um centro operacional no Reino Unido.

McLaren liga os motores

Depois de ter conquistado seu primeiro Campeonato de Construtores de 2024, a McLaren está disposta a retornar ao topo do ranking também no mundial de pilotos. A equipe busca o título desde 2008, quando Lewis Hamilton derrotou Felipe Massa em Interlagos.

Será uma temporada fundamental para o time de Woking, que já começou a se apresentar em forma de áudio. Em suas redes sociais, mostrou o ronco do novo motor Mercedes para o carro de 2025, levando os fãs ao delírio.

Pilotos buscam retomar o ritmo

Os testes privados organizados pelas equipes já levaram vários pilotos de volta à pista, como forma de integração (nos casos de novas contratações e mudanças de time) e também para que recuperem o ritmo antes da pré-temporada.

Lewis Hamilton, por exemplo, encerrou seus preparativos de adaptação ao carro da Ferrari na última quarta-feira, finalizando a segunda bateria de testes, após atingir o limite de quatro dias e 1000 km estabelecido pelas regras de Testes de Carro Anterior (TPC).

Carlos Sainz também testou com a Williams em Montmeló, enquanto que o brasileiro Gabriel Bortoleto assumiu o carro da Sauber no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Ímola e mais tarde participou de uma segunda sessão de testes no circuito de Barcelona.

McLaren e Ferrari em ação pela Pirelli

Além dos testes particulares, alguns pilotos tiveram outra oportunidade de se aquecerem antes do início da temporada.

A McLaren e a Ferrari, por exemplo, disponibilizaram seus pilotos para um teste realizado pela Pirelli, na Espanha.

Leclerc e Hamilton se alternaram ao volante da Ferrari SF-24, enquanto Norris e Piastri usaram o MCL60 de 2023.

Ambos os carros foram modificados para se adaptarem aos pneus protótipos previstos pelo novo regulamento técnico que entra em vigor no ano que vem, quando passarão a ser 25 milímetros mais estreitos na frente e 30 atrás.

Para Hamilton, a atividade trouxe também a oportunidade de testar o carro da Ferrari de 2024, marcando mais um passo em sua preparação para a estreia com a escuderia este ano.

O novo visual dos uniformes

Já começamos a descobrir também os “new looks” que os pilotos usarão na temporada que está chegando.

A Ferrari foi a primeira a revelar o novo macacão de sua dupla, trazendo uma tonalidade de vermelho mais escura e alguns detalhes em listras brancas.

Depois conhecemos os uniformes de Bortoleto e Hulkenberg, com a Sauber seguindo as cores preto e verde nos uniformes deste ano.

E também a Mercedes mostrou seus macacões de corrida projetados pela nova parceira adidas, junto com as primeiras fotos oficiais de seus pilotos George Russell e Kimi Antonelli.

Como ponto de destaque, os uniformes apresentam as icônicas listras da marca esportiva nos ombros.

Novatos ganham documentário

A Fórmula 1 lançou, em sua plataforma de vídeos F1TV, o documentário “Rookies” (Novatos), com 50 minutos de extensão sobre a jornada dos cinco jovens pilotos que estreiam na temporada 2025, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto.

Além dele, Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine) e Isack Hadjar (Racing Bulls) também foram retratados na produção, que mostra os bastidores dos estreantes nas equipes e o desenvolvimento de cada um nas várias categorias do automobilismo até a chegada à Fórmula 1.

GP de Las Vegas vai começar mais cedo

Outra novidade é que o GP de Las Vegas terá seu horário de largada antecipado em duas horas em relação a 2024. A mudança foi anunciada pela FIA, ao finalizar o calendário da próxima temporada.

A largada da corrida, assim como a sessão de classificação, será às 20h, horário local, e não mais às 22h.
A alteração visa facilitar o entretenimento dos fãs (que terão mais tempo para aproveitar a vida noturna de Las Vegas após a corrida) e minimizar o impacto na cidade, uma vez que durante os treinos e a prova, grande parte da Strip fica interditada, prejudicando o trânsito e o comércio local.

Fanzão declarado de Senna

Andrea Kimi Antonelli já deixou claro que tem Ayrton Senna como ídolo e inspiração para a F1.
O novato, que vai correr com o número 12 em tributo ao brasileiro, nunca assistiu uma corrida ao vivo de Senna, já que nasceu em 2006.

Mas destacou que teve acesso a gravações em DVD e ficou admirado com a pilotagem do tricampeão mundial, espelhando-se na carreira do brasileiro em seu propósito de chegar à F1.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.