Queda de avião em SP: imagens, áudios e relatos de sobreviventes reconstituem tragédia


Aeronave caiu em uma das avenidas mais movimentadas da Zona Oeste de SP. Motociclista conta que sobrinho de dois anos escondeu sua chave, o fez sair atrasado e salvou sua vida. Especialista aponta que apesar de aumento de acidentes, Brasil ainda está abaixo da média de acidentes aeronáuticos. Queda de avião em SP: imagens, áudios e relatos de sobreviventes reconstituem tragédia
Reprodução
Um pouso forçado em uma das avenidas mais movimentadas da zona Oeste de São Paulo termina com a morte dos dois ocupantes de um avião, um ônibus incendiado e dez pessoas feridas. Famílias em luto e uma preocupação: em menos de dois meses, já aconteceram cinco acidentes aéreos com mortes no Brasil.
O encontro emocionante de Janair com Laurenilton aconteceu sábado (8), na garagem da empresa em que os dois trabalham. A cobradora e o motorista viram de perto como ficou o estado do ônibus, que foi atingido pelos destroços do avião.
“Estou impressionado, porque nos podia estar tudo morto aí, tá bem queimado. É, difícil”, diz Laurenilton.
O ônibus só não explodiu porque, segundo os funcionários, o tanque de combustível não foi atingido. Mas, por dentro, ele ficou praticamente destruído. Tudo derreteu.
Havia cerca de 30 pessoas dentro do coletivo. O ônibus já estava quase no final da linha, chegando na zona norte de São Paulo, quando houve o impacto.
O motorista acionou o botão para que as portas se abrissem, mas as que ficam de um lado ficaram travadas por conta de uma grade que fica no canteiro central da avenida. Foi aí que começou o desespero.
“Quando o impacto que bateu o avião atrás, o cinto travou e não conseguiu abrir. E as portas do ônibus também não conseguiam abrir”, lembra Andrade. “Bati a mão lá no botão, ela destravou as portas do lado direito e saí gritando: pessoal, pessoal, é aqui, a saída é nessa porta, é nessa porta”.
“Gritei muito: ‘me ajuda, me ajuda’, por causa da minha limitação. ‘Saí daqui, vai pra frente, que isso vai explodir'”, lembra a cobradora Janair Oliveira.
Janair aparece em imagens desembarcando do ônibus e muito nervosa. Ela tinha acabado de ajudar uma mulher que teve um corte na cabeça.
“Ela pra mim é minha heroína também, porque sem ela eu não conseguia. Eu me emociono sempre quando falam o nome dela, porque hoje eu não poderia estar aqui, nem ela poderia estar aqui e nem as pessoas”, diz o motorista.
A cobradora encontra a mulher socorreu. A auxiliar de serviços gerais Cristina Moraes tinha acabado de pegar a condução. “Não, eu não lembro. Eu lembro ter acordado com o rapaz falando pra mim sair do ônibus que ia pegar fogo.” Ela agradece às pessoas que a judaram: “Muito obrigado, eu agradeço de coração. ”
Na cena do acidente, três imagens do momento da queda chamam a atenção. Os sete carros que entram à esquerda. As dezenas de veículos que aguardam no semáforo. E uma moto que — por pouco — não foi atingida. Era pilotada pelo engenheiro de produção João Lucas Amaral.
“Tava parado no farol, dois faróis antes. Eu escutei um barulho vindo do céu, aí olhei pra cima e vi o avião. Conforme eu vi que ele tava perdendo altitude, o farol abriu e a gente começou a andar. A gente só escutou um estrondo. Conforme ele bateu numa palmeira, ele arrancou a palmeira e a gente segurou. Ele passou em cima da nossa cabeça, e viu o querosene vazando e explodiu”, diz Amaral.
João passa todos os dias pela avenida Marquês de São Vicente. Mas, na sexta-feira, um imprevisto atrasou a saída pro trabalho.
“Eu tenho um sobrinho que tem menos de 2 anos e ele sempre esconde minhas coisas pela casa. Aí ontem, ele escondeu a minha chave da moto. Quando eu fui achar, eu saí atrasado.”
Repórter: Tá bravo com o sobrinho?
João: “Não mais, vou agradecer quando chegar em casa. Ele salvou a minha vida.”
O publicitário Gabriel Penha também viu tudo de perto. Ele tinha acabado de chegar do Rio de Janeiro pra uma consulta médica em São Paulo.
“O sinal fechou, né, esse sinal aqui… depois de uns 20, 30 segundos, eu acho, a gente ouviu um barulho muito grande de metal, metal contorcendo. Só depois que eu fui ver, entendi a gravidade da situação. Quando eu vi as pessoas… se fosse um minuto depois, o semáforo ia abrir e, com certeza, ia ser pior a situação. Foi muito um livramento, foi surpreendente.”
A tragédia poderia ser ainda maior se a pista não estivesse vazia. “Poderia cair em cima de todo mundo, sabe? Mas ele foi num lugar que estava vazio, sabe? Então, foi um ato muito heróico, com certeza”, diz Gabriel.
A mãe do piloto Gustavo Medeiros, de 44 anos, também teve a mesma impressão.
“Eu acho que foi bem a característica dele de sempre ser muito prático, de sempre ver a melhor solução… Foi isso que ele fez. Ele foi o Gustavo naquela decisão final”, diz Jane Carneiro da Fontoura.
Gustavo e o dono da aeronave, o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, morreram na hora. A equipe conversou com a irmã de Márcio.
“O Márcio era muito grande, enquanto pessoa, profissional, porque ele carregava com ele uma vivacidade que era incrível. Perder meu irmão, eu perdi uma referência de homem na minha família, eu perdi meu amigo, meu chefe, meu sócio”, diz Michelly Carpena.
Antes da decolagem, Márcio postou um vídeo do avião nas redes sociais. Ele estava a caminho de casa, em Porto Alegre.
A família diz que ele viajava com frequência a São Paulo. Sempre com o piloto Gustavo.
“O Gustavo era quase da família. E a gente confiava a vida a ele por ter noção da capacidade técnica dele. Ele tinha um zelo, um cuidado com aquele avião. Ele falava: ‘hoje não dá pra voar’. Ninguém contestava. Ele era um profissional completamente cuidadoso nesse sentido. A gente se solidariza demais com a família dele”, diz Michelly.
Gustavo deixou um filho de 15 anos e a esposa grávida. Márcio era divorciado e pai de três filhos. Eles estavam num King Air F90, um avião de pequeno porte — bimotor turboélice, com oito lugares.
A reportagem conversou com um piloto que tem experiência em aeronaves deste modelo. Zezil Ferreira acumula mais de 10 mil horas de voo na carreira. Um dos aviões que ele pilota é um King Air C90, modelo similar ao que caiu esta semana em São Paulo. O que muda de um pro outro é a potência dos motores e o formato da cauda.
O King Air do acidente em São Paulo decolou do Campo de Marte. Com menos de um minuto de voo, o piloto avisou à torre que precisava voltar.
“Torre, solicito retorno imediato”, indica uma gravação momentos antes do acidente.
“O retorno ele não declarou emergência, mas por ele ter pedido o retorno, alguma coisa estava errada naquele avião lá. Algumas fotografias mostram que um dos motores, mostra, a gente não tem certeza, que um dos motores estava embandeirado. Embandeirado quer dizer que ele estava parado. Então é o seguinte, aquele avião era para ter desenvolvido uma velocidade maior, era para ele ter subido tranquilamente, porque ele estava só com dois passageiros lá.”
Esse avião tem uma espécie de caixa-preta que registra a voz do piloto, copiloto e a conversa com a torre de comando. Esse registro pode ser fundamental pra esclarecer o que aconteceu nesse acidente. A bordo do King Air, o piloto Zezil mostrou pro Fantástico como funciona o “voice recorder”, o gravador de voz.
” Ele escuta, ele sabe o que o piloto estava falando com o outro. No caso, se o passageiro estivesse aqui na frente, que eu não sei também. Ou o que o piloto estava falando com o rádio. Esse aqui é o microfone.”
O que se sabe até agora é que o avião, comprado há apenas dois meses pelo advogado Márcio Carpena, passou por uma manutenção preventiva antes da queda. As investigações da polícia e da Aeronáutica estão em andamento.
Só neste início de ano, já aconteceram cinco acidentes aéreos com mortes no Brasil, segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Nos últimos cinco anos, também segundo o CENIPA, houve um aumento de acidentes com mortes. No ano passado, foram 44.
2021 – 38
2021 – 26
2022 – 36
2023 – 30
2024 – 44
2005 – 5
Fonte: Cenipa
“Esse aumento tem considerado dentro de alguns aspectos. Ao observar os dados disponíveis pela Agência Nacional de Aviação Civil, nós observamos que houve um incremento nas horas de voo e no número de decolagens. E até 2023, por exemplo, esse aumento não impactava na segurança da aviação. Somente do acidente da VoePass, é que esses índices aumentaram”, diz o investigador de acidente aeronáutico José Carlos Garcia.
Ele é coronel da reserva da FAB e atuou por 37 anos como investigador do CENIPA. Ele afirma que o Brasil está entre os 12 países com os maiores índices de segurança na avaliação da Organização da Aviação Civil Internacional.
“Por conta disso, a gente pode afirmar que tanto as empresas aéreas quanto o controle do espaço aéreo, quanto os processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil, são alinhados e estão condizentes com as melhores práticas de segurança da aviação mundial”, diz o especialista.
Os corpos do advogado Márcio e do piloto Gustavo foram sepultados neste domingo (9) à tarde em Porto Alegre. A irmã de Márcio contou como ela quer que os amigos e a família lembrem dele.
“Com essa energia, vivacidade que ele tinha, com os pensamentos profundos, dizendo: ‘A vida é hoje. Não vou mostrar fraqueza. Viva como se todo dia fosse uma despedida, porque é!'”
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.