Abastecimento de água em Baía da Traição, PB, é normalizado na estação de tratamento


Toda a população da cidade deve voltar a receber água em casa até as 12h deste sábado. Baía da Traição registra dia de sol, mas águas ainda não recuaram
Éwerton Correia/TV Cabo Branco
O abastecimento de água no município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, foi normalizado na estação de tratamento, chegando nas residências por etapas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Baía da Traição, Wenisson Medeiros, o abastecimento vai ser completamente normalizado, chegando a todas as casas da cidade, até as 12h deste sábado (8).
A população do município ficou sem água após as fortes chuvas na região. Os problemas começaram nesta quinta-feira (6), quando o acúmulo de chuva nas últimas 48h provocaram o transbordamento do rio, que invadiu 200 casas e afetou 80 famílias que moram em áreas mais próximas do leito do rio. Residências de veraneio, desocupadas, também foram atingidas.
Na sexta-feira (7), a chuva deu uma trégua. No entanto, o nível do rio ainda está alto, neste sábado, em algumas áreas. A Defesa Civil da Baía da Traição informou que vai levar um drone à região para analisar a área completa.
Rio Sinimbú transborda em Baía da Traição e alaga centenas de casas
Reprodução/Prefeitura de Baía da Traição
Das 80 famílias afetadas na quinta-feira, a maioria conseguiu se transferir provisoriamente para casa de parentes, mas quatro delas disseram que não tinham para onde ir.
“Essas famílias foram acolhidas em alojamentos da cidade e estão sendo alimentadas”, pontuou Wenisson. Ele disse também que a Defesa Civil vai distribuir colchões e alimentos para as famílias que foram afetadas e estejam precisando desses itens.
Representantes da Defesa Civil do Estado também estiveram no local durante a semana. A equipe disse que vai conversar com a gestão municipal, para saber as demandas da Prefeitura. Também enviou um veículo com água potável para atender a população local.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu 177,7 milímetros apenas na quinta-feira (6) no município. Foi o dobro do esperado para o mês.
No ranking do órgão, o município ocupa a sétima posição em termos de maior volume de chuva no estado. A cidade com o maior volume de precipitação foi Mamanguape, também no Litoral Norte, com 228,6 milímetros.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.