Sesc Iparana é 3º no ranking dos hotéis ecológicos mais buscados no Brasil

O Sesc Iparana Ecoresort, em Caucaia, se destacou na pesquisa da Descarbonize Soluções, conquistando o 3º lugar entre os hotéis ecológicos mais procurados no Brasil, com base nas buscas realizadas no Google entre dezembro de 2023 e novembro de 2024. O estudo apontou Bahia, Alagoas e Ceará como os estados mais procurados para turismo sustentável, seguidos por Santa Catarina e Pernambuco no Top 5.

O diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, destaca que o compromisso com o turismo sustentável é uma diretriz defendida pelo presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, que orienta um trabalho de preservação ambiental, educação e fortalecimento da comunidade. “O Sesc Iparana é um reflexo da missão do Sistema Fecomércio sempre defendida e destacada pelo presidente Luiz Gastão, de fazer a diferença na vida das pessoas, e, no caso do hotel, oferecendo uma experiência única aos visitantes, respeitando e valorizando a natureza que nos cerca, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento local e o bem-estar de todos”, afirma.

Compromisso com a sustentabilidade

 Desde 1954, o Sesc Ceará preserva 20 hectares de mata atlântica em sua reserva ecológica, em Iparana, a 14 km de Fortaleza. O Ecoresort conta com 154 acomodações, incluindo opções adaptadas para pessoas com deficiência, e destaca-se pelo compromisso com a preservação ambiental e o lazer. Além de ser um destino de turismo sustentável, serve como um centro de projetos socioambientais, aberto a hóspedes e à comunidade local, incluindo visitas de escolas públicas e privadas.

Dentre as práticas sustentáveis do Sesc Iparana, estão: a preservação da biodiversidade, com a proteção da fauna e flora locais; o consumo responsável, a partir do incentivo ao uso de produtos regionais e orgânicos; e educação ambiental, com programas que sensibilizam visitantes sobre práticas sustentáveis.

O hotel mantém uma parceria com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), que abriga as atividades da ONG. A organização conta com uma estrutura especializada no resgate e reabilitação de filhotes de peixes-boi no Ceará, além de realizar a translocação da espécie, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção no Brasil.

Em breve, o Sesc Iparana vai inaugurar um Centro de Educação Ambiental e uma Sala de Ciências na reserva ecológica. O espaço será dedicado à educação ambiental, com exposições interativas, como uma exposição de sementes, meliponário, viveiro de mudas. O centro será aberto ao público geral e a escolas, oferecendo aulas de campo nas trilhas da reserva.

Fortalecimento da comunidade

 Além disso o Hotel também contribui socialmente, gerando empregos e incentivando o comércio local, beneficiando diretamente a população da região e contribuindo para o turismo no Estado.

Ele é palco para dois grandes eventos do Sesc Ceará que valorizam os povos originários, as nossas tradições e história, o Povos do Mar e Herança Nativa. Eles reúnem povos indígenas, ciganos, quilombolas, comunidades sertanejas e serranas, rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras promovendo uma grande troca cultural de saberes e das práticas históricas, como o canto, a dança, a música, a espiritualidade, o cultivo e a alimentação.

O Sesc Iparana Ecoresort oferece uma experiência única, integrando hospedagem com a natureza e priorizando a educação ambiental. O modelo de turismo sustentável proporciona momentos de lazer e aprendizado, consolidando o Ceará como um destino de referência para quem busca a harmonia entre o contato com a natureza e a responsabilidade ambiental.

Para mais informações, acesse www.sesciparana.com.br

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.