Instabilidade no Pix afeta clientes de bancos nesta sexta-feira (7)

ANA PAULA BRANCO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O sistema de pagamentos Pix enfrenta instabilidade nesta sexta-feira (7), de acordo com relatos nas redes sociais de clientes de várias instituições financeiras, como Nubank, Bradesco e Itaú. Os problemas começaram a ser registrados por volta das 12h30 no site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online.

O Banco Central informou, em nota, que seus sistemas estão operando normalmente, mas reconheceu que alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso devido a problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. O órgão afirmou que planos de contingência foram ativados e que a situação está voltando à normalidade.

O Bradesco confirmou que Pix apresentou breve intermitência no início desta tarde, afetando todo o mercado. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente”, disse o banco, em nota.

O Itaú afirma que não identificou “falhas nos nossos ambientes internos do banco”. O Nubank disse que a falha é geral.

Nas redes sociais, a hashtag “O Pix” já acumula mais de 13 mil publicações, com muitos usuários comentando sobre as falhas. O Downdetector registrou um pico de 1.622 queixas sobre o serviço fora do ar.

O Pix é um dos sistemas de pagamento mais utilizado atualmente no Brasil, mas, em janeiro teve uma queda no uso após a atualização de uma regra da Receita Federal desencadear uma onda de desinformação nas redes sociais, que iam desde uma suposta cobrança de taxas adicionais no Pix até golpes bancários, além de críticas sobre a busca da União por aumento de arrecadação. A repercussão negativa foi tão grande que o governo recuou e revogou a instrução normativa no dia 15 de janeiro.

Desde o dia 3 de fevereiro, usuários também podem pagar boletos via Pix, na nova modalidade de cobrança chamada de “boleto dinâmico”.

Segundo a autarquia, os boletos poderão ser pagos por meio de um QR Code inserido no próprio documento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.