São Chico consumiu 504, 8 milhões de litros de água

A direção da Águas de São Francisco do Sul apresentou nesta quinta-feira (6), um balanço do abastecimento de água e tratamento de esgoto no município durante a temporada de verão, período de maior fluxo turístico, ao prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Os resultados, segundo o relatório, evidenciam um crescimento na distribuição de água, uma redução significativa nas reclamações de falta d’água e um aumento notável no volume de esgoto tratado, refletindo os investimentos realizados e aprimoramentos na gestão do sistema. 

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), apenas 34,8% do esgoto gerado no estado é tratado. O TCE/SC também realizou um levantamento que apontou que 52% dos 295 municípios catarinenses não têm um sistema público de esgotamento sanitário.

No período de 15 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, foram distribuídos 504, 8 milhões de litros de água, um aumento de 2,61% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram distribuídos 491,9 milhões de litros. Reginalva Mureb, presidente da Águas de São Francisco do Sul explica que este crescimento acompanha o aumento da demanda no verão e demonstra a capacidade da Águas de São Francisco do Sul em atender às necessidades da população e dos turistas.

Paralelamente ao aumento da distribuição de água, foram registradas reduções significativas nas reclamações de falta d’água e no uso de caminhões-pipa. Houve uma redução de 38% nas reclamações em geral e uma redução ainda mais expressiva, de 82%, nas reclamações de falta d’água na região dos balneários, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Estes resultados são reflexo dos investimentos em infraestrutura e da otimização do sistema de abastecimento, que garantiram um fornecimento mais estável e confiável para a população.

O tratamento de esgoto também apresentou avanços significativos. Houve um incremento médio de 29% no volume de esgoto tratado em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo a marca de 94,6 milhões de litros de esgoto contra os 66,9 milhões de litros na temporada passada. Este aumento é resultado da expansão da rede coletora de esgoto, que atualmente conta com 122 km de rede operante, além de 10,103 economias ativas. O sistema de tratamento de esgoto é composto por 10 estações elevatórias e 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de 90 Litros por segundo, garantindo uma cobertura de 28,13% ativa e 7,16% a ser ativada, totalizando 35,29%.

Para o ano de 2025, a Águas de São Francisco do Sul projeta investimentos com o objetivo de ampliar a cobertura e a eficiência dos serviços de saneamento. Estão previstas a execução de 40,4 km de redes, a construção de 4 estações elevatórias de esgoto e o aumento da cobertura de esgoto para 42%. Estas ações demonstram o compromisso da Águas de São Francisco do Sul com o desenvolvimento sustentável do município e com a melhoria da qualidade de vida da população.

The post São Chico consumiu 504, 8 milhões de litros de água appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.