Área da engorda volta a ficar alagada; Semurb dá explicações

Foto: Anderson Régis

As fortes chuvas registradas entre a quarta-feira (5) e quinta-feira (6) em Natal trouxeram novamente problemas para a capital. A Praia de Ponta Negra, em Natal, registrou, nesta quinta-feira (6), um acúmulo significativo de água em sua faixa de areia, além do surgimento de uma voçoroca próxima ao Morro do Careca. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, a voçoroca foi causada por uma interferência manual ilegal. A pasta já investiga o caso para penalizar os responsáveis.

De acordo com o secretário, algumas pessoas abriram uma pequena vala na região para acelerar o escoamento da água acumulada. No entanto, essa intervenção comprometeu a estrutura da areia e permitiu que um grande volume de água escoasse de forma descontrolada, provocando a erosão da área. “A intenção pode ter sido boa, mas essa abertura manual agravou a situação. A água desceu rapidamente e acabou escavando a areia, gerando esse problema”, ressaltou Mesquita.

A constatação de que houve intervenção ilegal foi feita após a Semurb encontrar pegadas humanas por volta da vala e denúncias feitas por pessoas no local. Equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) estão na praia com equipamentos para corrigir a situação e recompor a área afetada. A expectativa é que o problema seja solucionado ainda hoje, com a adição de areia no local.

Mesquita orienta que as pessoas não façam nenhum tipo de intervenção na praia. “Pedimos que as pessoas não façam isso por dois motivos: porque é crime ambiental e porque vai prejudicar o aterro”, disse.

Apesar das preocupações levantadas por banhistas e moradores da região, Mesquita afirmou que o acúmulo de água não representa um problema estrutural da obra, mas sim uma consequência natural do novo sistema de drenagem implantado. Segundo ele, o sistema anterior, com mais de 20 anos, permitia que a água da chuva descesse com grande velocidade da avenida Engenheiro Roberto Freire até a praia, arrastando a areia e contribuindo para o processo erosivo.

“Agora, com a requalificação, criamos 16 dissipadores de energia para reduzir a velocidade da água. Esses dissipadores acumulam a água e, durante chuvas intensas, formam lagos temporários, que, em algumas horas, serão infiltrados naturalmente na areia”, explicou Mesquita.

Ele também reforçou que essa situação já era esperada pela secretaria, uma vez que a drenagem ainda não foi concluída totalmente. “Quando a execução estiver 100% concluída, a formação desses lagos será mitigada, facilitando o processo de infiltração da água”, afirmou. Apesar da justificativa da Semurb, a situação da engorda vem recebenbo críticas, seja nas redes sociais, ou na praia mesmo..

Turistas e trabalhadores reclamaram da situação. “Cheguei às 6h e ainda não consegui montar as mesas nem cadeiras. E agora, parece que vem mais chuva. Não sei o que fazer”, disse no meio da manhã um trabalhador que preferiu não se identificar. Os visitantes também demonstraram insatisfação. “É uma praia tão bonita, mas está desse jeito”, disse a comerciante Núncia Cândida, que chegou a Natal com o marido há dois dias. Os dois são de Goiás.

Nesta quinta, a Semurb abriu o processo administrativo para contratação de uma empresa que irá executar os serviços de limpeza mecanizada e saneamento da faixa de areia da praia de Ponta Negra. Os serviços irão remover “os rodolitos e outros materiais calcários acumulados na faixa de areia decorrentes” da engorda. As propostas serão recebidas a partir das 8h desta sexta-feira (7) até 18h da próxima terça-feira (11) pelo portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br). O valor de referência do contrato é de R$ 72 mil.

De acordo com o Termo de Referência do processo administrativo, “o serviço deverá ser realizado ao longo da faixa de praia do aterro hidráulico, que corresponde a aproximadamente

4,6 km de extensão. As operações deverão acontecer diariamente ao longo de toda a área indicada, em escala noturna, entre 18h e 5h, utilizando máquina saneadora acoplada a trator e operada por profissional devidamente habilitado e experiente”.

Tribuna do Norte

The post Área da engorda volta a ficar alagada; Semurb dá explicações appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.