Falso: vídeo de cobra gigante em Tubarão não procede

Recentemente o vídeo de uma cobra gigante atravessando uma via em uma área de mata ganhou repercussão em aplicativos de conversa. Em alguns áudios enviados junto do vídeo, é dito que o animal estaria na região da Madre e que pescadores da região deveriam tomar cuidado.

A referida informação no entanto, não procede. Segundo o biólogo professor Joares May, o animal não está na nossa região. “Conversei com um amigo meu especialista em répteis para confirmar a espécie, que suspeita ser uma jiboia. Esse vídeo já circulou por várias regiões do Brasil, não é daqui com certeza, e talvez nem seja em Santa Catarina”, explicou.

“Ela aparente ser uma serpente chamada Píton, comum na África e na Ásia, e pode ocorrer de ser introduzida nos Estados Unidos. Parece ser um animal em outra região, não na nossa”, explicou o professor.

Conforme o biólogo, as cobras de maior porte geralmente são encontradas na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A jiboia por sua vez tem uma distribuição mais ampla.

“A forma que foi filmado, parece que o animal é muito maior. Mas aparentemente, não é daqui da região, então o pessoal pode ficar tranquilo”, disse May.

Cuidados

Ainda assim, alguns cuidados são necessários, especialmente para aqueles que frequentam áreas de mata e que estão sujeitos a se deparar com cobras. Para o professor Joares, a principal recomendação é não mexer com a serpente.

“A pessoa que se aproximar tem que saber muito bem o que está fazendo para não sofrer acidentes. As vezes a gente acaba interferindo o espaço do animal. Então o ideal é observar, deixar ele no canto dele e vai para o outro lado que vai ficar tudo bem. Ela não vai sair de onde ela está para atacar uma pessoa”, ressaltou.

The post Falso: vídeo de cobra gigante em Tubarão não procede appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.