Família vende água no semáforo para custear viagem de atletas ao Sul-americano de Jiu-Jítsu

Dinheiro arrecadado irá custear despesas como alimentação, locomoção e hospedagem no Rio (Foto: Wenderson Cabral)

Para garantir a participação de João Emanuel, de 11 anos, e João Felipe, de 12, no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu, marcado para os dias 15 e 16 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a família dos atletas decidiu vender água mineral no semáforo do cruzamento entre as avenidas Venezuela e Brigadeiro Eduardo Gomes, em Boa Vista.

A mãe dos meninos, Lannay Gomes, explicou que a família já conseguiu a passagem, mas ainda precisa garantir dinheiro para custear despesas como alimentação, locomoção e hospedagem. “Estamos vendendo água para arrecadar fundos e cobrir os custos da viagem. Algumas pessoas têm ajudado comprando água ou fazendo doações”, disse.

Segundo os pais, a rotina dos atletas é intensa. Durante a semana, eles estudam pela manhã e, a partir das 13h30, se juntam à mãe para vender água no semáforo até o final da tarde. Depois, seguem direto para a preparação física e os treinos de jiu-jítsu. Aos sábados, a venda de água inicia às 9h e segue até o início da tarde.

Atletas João Emanuel e João Felipe (Foto: Wenderson Cabral)

Os lutadores afirmaram confiança de que irão trazer as medalhas de ouro para Roraima. “Estou treinando bastante. Depois da escola, venho vender água e vou direto para a academia. Vou trazer a medalha de ouro para Boa Vista”, afirmou João Emanuel. O irmão João Felipe também compartilha da mesma determinação. “Ano passado fiquei em terceiro lugar e, neste ano, quero ser campeão. Esse é o meu foco”.

Histórico de competições

João Felipe e João Emanuel já acumulam resultados expressivos no esporte. Em dezembro de 2023, participaram do Mundial Kids de Jiu-Jítsu, em São Paulo, onde João Felipe conquistou o vice-campeonato da categoria Infanto-Juvenil, meio pesado, faixa laranja, a qual reunia 22 atletas. Já João Emanuel ficou com o bronze na categoria Infantil B, faixa cinza, pesadíssimo.

Neste final de semana, os meninos embarcam para Manaus, onde disputarão o Amazon Open, campeonato organizado pela FAJJE (Federação Amazonense de Jiu Jitsu Esportivo). “O objetivo é trazer mais um título antes da viagem ao Rio de Janeiro”, explicou Marcelo Jean da Silva, pai e instrutor dos atletas.

Segundo ele, o Sul-Americano é o terceiro maior campeonato do Brasil e tem grande relevância para a carreira de alto rendimento dos filhos. “O João Felipe já participou antes e, no ano retrasado, ficou em terceiro lugar. Agora ele quer o título. Já o Emanuel disputará essa competição pela primeira vez”, destacou.

“Eles são treinados pelo Mestre Sagat, que tem dado um grande suporte no desenvolvimento técnico e físico deles, e que é essencial para que eles possam alcançar resultados tão bons”, emendou Marcelo Jean sobre a importância do mestre da academia Team Sagat para a formação dos meninos.

Como ajudar

Quem quiser ajudar os atletas, além de comprar a água, pode fazer doações via PIX para a chave 95 98417-5908, no nome do atleta João Felipe. “Todo dinheiro arrecadado vai para a própria conta deles, que é destinada a custear as despesas das competições”, concluiu a mãe.

O post Família vende água no semáforo para custear viagem de atletas ao Sul-americano de Jiu-Jítsu apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.