Leonardo Cupello assume presidência do TJRR

O desembargador Leonardo Cupello tomou posse, na tarde desta quarta-feira (5), como presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para o biênio 2025-2027. A cerimônia ocorreu no auditório do Fórum Sobral Pinto, em Boa Vista.

Cupello foi eleito em dezembro de 2024 e, na ocasião, prometeu exercer uma “gestão compartilhada”. Em entrevista coletiva, reforçou o discurso ao ressaltar a importância da união entre magistrados e servidores, além do fortalecimento da comunicação com a sociedade e a transparência na gestão.

“Que seja transmitida a mensagem de que o Tribunal de Justiça é formado por pessoas – magistrados de primeiro e segundo grau, servidores, todos unidos por uma missão única: atender. comunidade, aos jurisdicionados, à sociedade de Roraima. Para isso, acreditamos na necessidade de uma gestão compartilhada, que consideramos fundamental para o sucesso”, disse.

O desembargador ainda enfatizou que sua gestão dará continuidade às ações que estão funcionado, mas também buscará melhorias constantes. “Isso significa aprimorar o atendimento aos cidadãos, desde os detalhes mais simples até as questões mais amplas e relevantes”, afirmou.

Além de Leonardo Cupello na presidência, a administração do TJRR para os próximos dois anos será composta pelos desembargadores Almiro Padilha, na vice-presidente; Erick Linhares, como corregedor-geral de Justiça; Elaine Bianchi, como ouvidora-geral; e Tânia Vasconcelos, como diretora da Escola Judicial de Roraima.

Quem é Leonardo Cupello

Leonardo Pache de Faria Cupello nasceu em 31 de dezembro de 1958, no Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, é especialista, mestre e doutorando em Ciências Criminais, além de especialista e doutorando em Relações Internacionais. Também atua como escritor jurídico, internacionalista e professor universitário de Direito.

Ingressou na magistratura em 1993 como juiz substituto e, três anos depois, foi promovido a juiz de Direito de Caracaraí. No TJRR, atuou na primeira e quinta varas criminais e na 2ª Vara Criminal de Competência Residual. Em 2015, chegou ao cargo de desembargador e, posteriormente, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por dois mandatos, entre 2020 e 2023.

Ao longo da carreira, desenvolveu projetos sociais, contribuiu para a modernização do Judiciário e recebeu diversos reconhecimentos institucionais. Atualmente, também atua como diretor representante da Associação Nacional de Desembargadores (Andes) e se dedica à docência e à pesquisa acadêmica.

O post Leonardo Cupello assume presidência do TJRR apareceu primeiro em Folh BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.