A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou operação na madrugada desta quinta-feira (31/10), para interceptar um grupo de cerca de 150 motociclistas que trafegavam pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) e pela Via Estrutural com as placas dos veículos tampadas e realizando manobras perigosas.
Os pontos de bloqueio foram montados nas primeiras horas da madrugada nesses dois locais, mas todas as vias e rodovias que cortam o DF estão sendo monitoradas pelos órgãos de fiscalização de trânsito. Cerca de 30 motociclistas foram abordados e dois foram presos pelo crime inafiançável de adulteração da placa e encaminhados para a 8ª Delegacia de Polícia. A pena varia de 2 a 8 anos de reclusão.
Há algum tempo, o Setor de Inteligência do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran/PMDF) monitora esses grupos de arruaceiros que marcam encontros esporádicos pelas redes sociais. De acordo com os policiais, motociclistas de várias regiões administrativas conversam na internet e se reúnem em pontos estratégicos para, dali, saírem madrugada a dentro cometendo as mais diversas irregularidades no trânsito. Na maioria, segundo a polícia, os condutores pilotam motos de baixas cilindradas.






Segundo um dos militares que estava na operação, os motociclistas costumam trafegar na contramão, empinar as motos e pilotar acima da velocidade das vias. “Muitos deles são inabilitados e alguns veículos sequer tem licenciamento. Todos foram autuados e várias motocicletas foram apreendidas e levadas para o depósito”, diz o policial que pediu para ter sua identidade preservada para não atrapalhar as investigações.
“O objetivo da ação é aumentar a segurança viária e coibir práticas que colocam em risco a integridade dos usuários das vias do DF e dos próprios motociclistas que eventualmente se acidentam enquanto realizam manobras perigosas e ilegais”, conclui o comandante do BPTran, tenente-coronel Carmo.
Segundo o oficial, o monitoramento continuará intenso para identificar os líderes dos grupos e até que todos os motociclistas arruaceiros sejam presos.
Além do Setor de Inteligência, a PMDF contou com o efetivo de motociclistas e viaturas do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) e do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPrv).