
Muito popular no Brasil pela música infantil, o alecrim é membro da família da menta (Rosmarinus officinalis), originária do Mediterrâneo e de algumas partes da América do Sul. Além de ser ótimo para dar sabor a ensopados ou assados, a especiaria tem propriedades que beneficiam a saúde cardiovascular, principalmente devido aos compostos antioxidantes.

Alecrim faz bem para a saúde do coração – Foto: Reprodução/Freepik
Entre as propriedades benéficas da planta, estão o ácido rosmarínico e o ácido carnósico, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação nas células do coração.
Esses antioxidantes contribuem para melhorar a circulação sanguínea e podem ajudar na dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de coágulos.
Em alguns estudos, como o publicado no Journal of Medicinal Food, o extrato de alecrim também mostrou a capacidade de melhorar a função endotelial, essencial para manter a saúde dos vasos sanguíneos e a pressão arterial equilibrada.
Conforme a pesquisa, o extrato foi capaz de produzir resultado semelhante ao da insulina no sangue, composto responsável por regular a glicose no corpo.

Extrato de alecrim teve resultados parecidos com o da insulina – Foto: Canva/Divulgação/ND
Contudo, os pesquisadores reforçam que ele não deve ser usado como um substituto para medicamentos no caso de diabéticos, por exemplo, mas sim, pode entrar como um aliado aos tratamentos médicos.
Como fazer chá de alecrim, erva benéfica para a saúde do coração
Ferva a água e adicione o ramo de alecrim. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar até amornar. Coe e consuma sem adoçar para não perder suas propriedades.