Casan avança em obras da ETE Insular em Florianópolis

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) avançou na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, em Florianópolis, com a concretagem de novas estruturas. A operação, a primeira de 2025, utilizou 22m³ de concreto transportado por três caminhões-betoneira. O material foi aplicado na finalização das paredes do tanque de lodo adensado, usado para armazenamento de resíduos, e na laje da casa de sopradores e biofiltros, que abriga os equipamentos responsáveis pela injeção de ar dissolvido no efluente.

Atualmente, quatro estruturas estão em construção na ETE Insular. Os tanques de contato de cloro e de adensamento de lodo já tiveram sua concretagem finalizada, enquanto a caixa divisora de fluxo e a casa de sopradores e biofiltros devem ser concluídas ainda este ano. Além disso, duas unidades já passaram da fase civil: o novo decantador secundário, que já opera e permitiu a reforma dos tanques antigos, e o tanque aerador, em fase de testes. Esse último contará com a tecnologia MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), que utiliza peças plásticas de baixa densidade para otimizar a decomposição da matéria orgânica.

Com a conclusão das obras, a ETE Insular contará com um sistema moderno de depuração, incluindo desinfecção por cloro gás e tratamento terciário para remoção de fósforo e nitrogênio. A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da região Central e da Bacia do Itacorubi tem investimento de R$ 194 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

The post Casan avança em obras da ETE Insular em Florianópolis appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.