F1: testes de Bortoleto impressionam a Sauber; Drugovich também pode estar na mira da equipe

alta velocidade

Os brasileiros parecem estar “enchendo os olhos” da Sauber, em seu projeto de reestruturação da equipe.

Depois de reformular sua dupla de pilotos para a temporada 2025, com o jovem Gabriel Bortoleto sendo escolhido para atuar ao lado do veterano Nico Hulkenberg, agora a escuderia começa a trabalhar para definir quem será o piloto reserva.

Recentemente surgiram rumores do interesse da equipe em Felipe Drugovich para a função. Não é a primeira vez que o talentoso brasileiro tem seu nome vinculado ao time suíço, apesar do contrato que mantém com a Aston Martin desde setembro de 2022.

Sem ainda interesse em liberá-lo para outras equipes, o time de Silverstone em troca deu a ele a oportunidade de realizar um número maior de testes em cada temporada, incrementando seu desenvolvimento.

Embora a especulação tenha sido retomada com força nos últimos dias, a assessoria de imprensa de Drugovich ainda não confirmou um acordo, o mesmo ocorrendo em relação à própria Sauber.

O novo piloto da Red Bull, Liam Lawson, disse ao podcast Pitstop que “se alguém merece um lugar agora, é Drugovich”, observando que em treinos livres de que participou, ele foi mais rápido que os titulares da F1 Lance Stroll e Fernando Alonso.

Bortoleto impressiona

Se a Sauber ainda está em dúvida sobre qual reserva irá nomear, a equipe carrega uma certeza: a inegável competência de Gabriel Bortoleto.

Isso ficou claro ao classificar de “excelente” o resultado dos primeiros testes do brasileiro em Ímola, realizados nos dias 22 e 23 de janeiro, onde o piloto demonstrou grande habilidade e potencial a bordo do C43, apesar das condições climáticas desfavoráveis.

Na semana passada, mais dois dias de treinos foram realizados, desta vez em Barcelona.

Enquanto em Ímola o trabalho teve como foco o treinamento de largadas e pit stops, na Espanha Bortoleto conseguiu experimentar as curvas rápidas do circuito e explorar mais as características do motor híbrido, algo que não está presente nas unidades das categorias de acesso.

Após a atividade na Espanha, o novo representante do Brasil na F1 divulgou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que “está pronto para o campeonato de 2025”.

Essa confiança reforça que, internamente, Gabriel mal chegou e já está muito bem cotado pela equipe, e é por essa razão que a McLaren bate o pé quanto à duração do acordo com a Sauber.

Os ingleses aceitaram o contrato  por dois anos, tempo que coincide com o fim do contrato vigente de Oscar Piastri.

Hulkenberg nega apoio

Bortoleto mostra segurança quanto ao seu potencial. E vai ter mesmo que “se garantir”, já que Hulkenberg foi taxativo ao avisar que não tem nenhuma intenção de atuar como ‘mentor’ do brasileiro e que vai focar apenas em sua carreira.

Talvez essa manifestação de egoísmo possa até beneficiar o brasileiro, considerando que a temporada de 2025 será a 12ª de Hulkenberg como piloto titular na Fórmula 1, e que o veterano alemão ainda ostenta o nada invejável recorde de ser o piloto que mais disputou GPs  sem nunca ter subido ao pódio.

Tsunoda na Red Bull

Enquanto a Sauber avalia as opções, a Red Bull já definiu seu piloto reserva. Trata-se do japonês Yuki Tsunoda, que poderá então substituir Verstappen ou Lawson em uma corrida, em caso de necessidade. Por outro lado, por ser também piloto titular da equipe B (a Racing Bulls), caso ele ou Isack Hadjar precise ser substituído, entrará na pista

como reserva o também japonês Ayumu Iwasa.

Bottas em três equipes

Se Drugovich poderá ter a chance de atuar como substituto em duas equipes, Valtteri Bottas surge com oportunidades triplicadas.

O atual reserva permanente da Mercedes poderá estar disponível também por empréstimo para as equipes clientes Williams e McLaren, que usam motores da alemã.

A última temporada da Fórmula 1 mostrou como é importante ter bons pilotos reservas. No caso da Williams, a justificativa é de que Luke Browning não está pronto para a função. Na McLaren, o mexicano Pato O’Ward acaba de renovar o contrato, mas não poderá estar sempre atuante, pois também corre na Indy. Assim, a opção para as duas escuderias seria utilizar um dos reservas da Mercedes.

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