Conselho da ACIT retoma reuniões

O Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) retomará suas reuniões na entidade, nesta segunda-feira (3), às 19 horas. Na pauta, o planejamento da ACIT para 2025, prestação de contas da entidade e a presença do deputado estadual, Pepê Collaço, atualizando os empresários sobre projetos de desenvolvimento na região da Amurel.

Um deles é o de desassoreamento do Rio Tubarão, pleito que a Acit considera prioritário e urgente.

Além desta demanda, a associação tem alinhado junto à Fundação InoversaSul um estudo de identificação de uma nova área industrial. Uma vez concluído, este levantamento será apresentado à administração municipal e a Câmara de Vereadores.

“Nosso objetivo é contribuir para resolver um problema da região de Tubarão, que é a falta de terrenos pra ampliação das indústrias”, explica o presidente, Alexsandro da Cruz Barbosa.

O ponto que não saiu da pauta da Associação foi o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. Alexsandro tem estado em contato com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, para saber em que fase está o processo de licitação da concessão de administração do aeroporto.

No elenco de prioridades da entidade empresarial, está ainda a questão da APA da Baleia Franca. Por meio da deputada federal Geovania de Sá, tem se mobilizado a comunidade e a classe empresarial para que se façam ajustes no plano de manejo. Pelas informações repassadas à Acit, o atual modelo tem prejudicado muitas pessoas que já estão ali há muito tempo, além de inviabilizar empreendimentos. Para acompanhar este movimento, a associação dos empresários faz parte do Conselho da APA.

Outro pleito importante é o Morro dos Cavalos. A Acit tem mantido o diálogo com a deputada, a fim de mitigar o problema que o Sul enfrenta, caso este acesso não seja solucionado. “As rotas alternativas são parte desta solução, até o túnel ficar pronto”, lembra o presidente.

A Acit também faz parte do  Conselho das Entidades (Conset), que tem integrado as entidades de classe. Além disso, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), a associação tem atuado no processo de reestruturação da Top Brasil, que foi acometida por um incêndio. Como o terreno onde funcionava a loja é das entidades, está em fase de alinhamento para que haja a reconstrução do local.

Outra prioridade importante encampada é a que está voltada a suprir o déficit de mão de obra na região, que está relacionado também à necessidade de qualificação técnica. Para isso, a entidade tem estreitado seu diálogo com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), firmando também parceria com a Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) e Federação das Indústrias de SC (FIESC), buscando programas que contribuam com esta capacitação de mão-de-obra na região.

Representando hoje cerca de 900 associados e às vésperas de comemorar seus 73 anos de fundação, a Acit tem fortalecido o seu movimento de Núcleos, somando hoje 13 segmentos, com perspectiva de ampliação para 2025.

Com informações de Acit.

The post Conselho da ACIT retoma reuniões appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.