Talíria Petrone é a nova líder da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados

whatsapp image 2025 02 03 at 12.33.20

Para Talíria, a liderança em 2025 impõe o desafio de pensar temas globais que repercutem no Brasil. O combate à ascensão da extrema direita, a luta pela agenda do clima entre os líderes internacionais com o intuito de frear um colapso ambiental e a defesa dos direitos sociais e dos trabalhadores e das trabalhadoras serão temas incontornáveis.

Talíria Petrone é também coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Clima da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. A deputada federal do PSOL/RJ já apresentou requerimentos e alertou sobre tragédias climáticas ocorridas no Brasil nos últimos anos.

“O que está em jogo, com esta nova liderança, não é nosso mandato, não é a Talíria. O que está em jogo é o futuro do país e da humanidade. Temos anos difíceis pela frente e precisamos agir para frear o avanço do fascismo, a existência de guerras, o colapso climático. E, como sempre fizemos, vamos priorizar a melhoria da vida do povo e ajudar o governo Lula a avançar em conquistas”, afirma a parlamentar.

Segundo a nova líder da bancada do PSOL na Câmara, outro desafio de 2025 será fazer a frente ampla que elegeu o presidente Lula em 2022 incorporar uma agenda popular para o país. Talíria garante que o partido não vai recuar na defesa dos interesses do povo diante da enorme desigualdade do país.

“A frente ampla foi fundamental para eleger o presidente Lula em 2022. E ela será novamente importante em 2026. Mas sabemos que o Centrão, o setor do agro, os liberais e outros setores não se acanham em defender sua agenda dentro dessa frente ampla. O PSOL cumprirá seu papel fortalecendo uma agenda popular para fortalecer o governo junto ao povo brasileiro”.

Enfrentar o discurso da austeridade para a promoção da igualdade social, com a geração de mais empregos, economia aquecida e com o fortalecimento das políticas públicas de distribuição de renda, importantes marcas dos governos Lula, serão pontos prioritários da nova liderança do PSOL.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.