Ciclista morre após ser atropelada por carro em Vila Isabel; motorista fugiu


Fabiana de Souza, de 40 anos, foi atingida na Rua Visconde de Santa Isabel, em frente ao antigo Jardim Zoológico, na noite da última segunda-feira (21). Mulher morreu na hora. Uma ciclista morreu após ser atropelada por um carro em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na noite da última segunda-feira (21). O motorista fugiu sem prestar socorro. No entanto, o acidente foi flagrado por uma câmera de segurança.
O atropelamento aconteceu na Rua Visconde de Santa Isabel, em frente ao antigo Jardim Zoológico. Segundo testemunhas, a vítima, identificada como Fabiana de Souza, de 40 anos, vinha da Rua Alexandre Calaza, quando o carro teria furado o sinal vermelho.
Vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento que Fabiana é atingida e arremessada. Nas mesmas imagens é possível observar que o motorista deixa o local sem prestar socorro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando agentes da corporação chegaram ao local, Fabiana já estava morta.
O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel). De acordo com a polícia, testemunhas e um familiar da vítima foram ouvidos. Os agentes tentam identificar o motorista do veículo.
‘Brutalmente assassinada’, diz presidente de Comissão
Raphael Pazos, fundador da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio, lembra que o Código de Trânsito Brasileiro destaca que “a bicicleta é um veículo de condução humana com preferência sobre os veículos motorizados”.
Momento em que Fabiana é atingida pelo carro
Reprodução/TV Globo
“Devem ser utilizados nos bordes laterais e no sentido da via. Nesse caso, a ciclista Fabiana estava corretíssima quando foi brutalmente assassinada por um motorista que se evadiu do local sem prestar o socorro. Nosso trânsito já é considerado caso de saúde pública. Vidas estão sendo perdidas e pessoas estão ficando com sequelas gravíssimas pro resto da vida devido a imprudência de pessoas conduzindo seus veículos motorizados.”
Outro atropelamento
Há um mês um outro ciclista também morreu vítima de um atropelamento. O caso aconteceu na Avenida Ayrton Sena, na Gardênia, na Zona Oeste.
Imagens do Globocop mostraram o local do acidente. A roda da bicicleta ficou amassada. De acordo com a Polícia Militar, o motorista fugiu do local e deixou o veículo com o para-brisa quebrado perto do local do acidente.
Mas, o motorista foi encontrado pela PM e levado para a 32ª DP (Taquara).
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, ciclistas e pedestres são os elos mais frágeis no trânsito e tem preferência sobre os veículos motorizados.
Acidentes de trânsito no Brasil
Um levantamento recente mostrou que os acidentes de trânsito matam mais do que as armas de fogo no Brasil.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), mais de 260 mil internações hospitalares foram registradas em 2023 nos hospitais públicos por causa dessas colisões.
Segundo o relatório, 76% desses casos envolveram pedestres, ciclistas e motociclistas. Entre os ciclistas, houve um crescimento constante de vítimas nos últimos anos.
Para especialistas, esse número pode ser ainda maior, por causa da subnotificação e das mortes, que não entram nessa estatística.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.