Estado de SP registra três mortes por febre amarela em 2025

febre amarela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O estado de São Paulo já registra sete casos e três mortes por febre amarela em 2025, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde compilados até a última sexta-feira (24). O número é maior que o acumulado do último ano, quando foram registrados dois casos e uma morte.

Segundo a pasta, os locais prováveis de infecção são os municípios de Socorro (quatro casos), Tuiuti (um caso) e Joanópolis (um caso). O outro local provável de infecção ainda está em investigação.

Após o registro do primeiro caso de febre amarela do ano no estado, no dia 13, o Governo de São Paulo reforçou a orientação para que todos aqueles que ainda não se imunizaram se vacinem contra a doença.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo e faz parte do calendário de vacinação.

Desde 2020 o Ministério da Saúde recomenda que o imunizante seja aplicado em duas doses para crianças menores de 5 anos, e em dose única para os demais.

Dentre os principais sintomas da doença estão febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo, náusea e vômitos, fadiga e fraqueza.

A Secretaria da Saúde afirma que intensificou as ações de vigilância em saúde e vacinação nas regiões com registros da doença.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.