Brasil vence a Espanha no handebol masculino pela primeira vez

handebol

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A seleção masculina de handebol do Brasil manteve sua sequência de resultados positivos e conseguiu uma vitória inédita contra a Espanha neste domingo (26). Agora, pega na próxima quarta (29) a Dinamarca nas quartas de final do mundial, que está sendo disputado na Croácia, na Dinamarca e na Noruega.

A vaga brasileira já estava garantida após a vitória também inédita, na sexta (24), sobre a Noruega, mas as partidas deste domingo definiram os encontros da próxima rodada. Portugal encerrou a fase de grupos à frente do Brasil com um triunfo tranquilo sobre o Chile, por 46 a 28, e encara a Alemanha, também na próxima quarta-feira.

Já os brasileiros enfrentaram uma pedreira contra a Espanha, com a vitória por 26 a 25 definida nos últimos segundos da partida, quando o espanhol Ian Barrufet mandou a bola para fora no último lance. O técnico Marcus Oliveira, do Brasil, decidiu descansar o capitão Thiagus Petrus e deu chance para vários jogadores mais novos ao longo da partida, assim como o técnico da já eliminada equipe espanhola.

O Brasil logo abriu vantagem no placar, chegando a 7 a 3, mas os espanhóis correram atrás e igualaram o jogo em 14 a 14 logo no início do segundo tempo. Os brasileiros voltaram a crescer, marcando 22 a 18, mas a Espanha tentou o empate até os últimos instantes.

A derrota deixou a Espanha na 18ª colocação, a pior em mundiais em sua história. Já o Brasil, segundo colocado em seu grupo, faz sua melhor campanha ao alcançar pela primeira vez as quartas de final.

A Dinamarca venceu os últimos três mundiais e chegou ao início do torneio surfando numa sequência de 28 partidas sem perder. A canção não mudou desde então: passou pelas rodadas preliminares e a fase principal de grupos invicta, com dez vitórias em dez partidas.

Brasil e Dinamarca se enfrentam em Oslo, na quarta (29), às 13h30 (horário de Brasília).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.