Diretor da Anac diz que liberação de pista do aeroporto de Fernando de Noronha para jatos depende de conclusão do eixo central da pista


Tiago Sousa Pereira participou da reunião do Conselho Distrital e falou sobre obra de recuperação da pista do aeroporto da ilha. Voos de grandes aviões estão proibidos desde outubro de 2022. Reunião com presidente da Anac aconteceu na sede do Conselho Distrital
Conselho Distrital/Divulgação
O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, disse que a expectativa do órgão é liberar o pouso de aviões de grande porte em Fernando de Noronha até o final deste ano. A informação foi divulgada na reunião do Conselho Distrital, na noite de terça (22), que teve a presença do representante do órgão federal.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Tiago Pereira esteve na ilha para dar informações aos moradores e vistoriar a obra de recuperação da pista do aeroporto
“Acreditamos que a obra no eixo central da pista do aeroporto de Noronha seja concluída até o final do ano. Caso esse trabalho termine, pode ser que o aeroporto seja liberado para o pouso de aviões de grande porte, como os jatos” afirmou o presidente da Anac .
Desde outubro de 2022, a Anac proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos, na ilha devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Fernando de Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
Atrasos em sequência
A obra de recuperação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha teve uma série de atrasos. O serviço de pavimentação começou no dia 24 de setembro deste ano.
Está sendo feita a reforma do pátio de aeronaves e da pista de pouso e taxiamento. A pista tem 1.845 metros de extensão e as atividades estão sendo feitas período da noite, quando o aeroporto está fechado.
O investimento previsto é de R$ 60 milhões e o serviço é executado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi).
Por conta da falta de um cronograma oficial, o Conselho Distrital convidou o diretor da Anac para esclarecer o que está sendo feito.
“É lastimável que a gente tenha que convidar o presidente da Agência Nacional de Aviação para receber informações da obra porque o governo do estado não tem nos repassado essas informações atualizadas. É ainda mais lastimável não termos prazo de conclusão dos trabalhos”, afirmou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.
Outros conselheiros e moradores da ilha presentes na reunião detalharam os problemas causados pela falta de conclusão da obra, como a redução do turismo e altos preços do frete de carga aéreo.
A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, enfatizou que o trabalho é uma prioridade do governo do estado. Ela informou que a pavimentação do eixo central é executada em três etapas e que a primeira fase foi concluída.
O presidente da Anac declarou que a agência tem realizado vistorias e que a primeira etapa da obra foi bem-sucedida.
“O desafio atual é ter a disponibilidade de cimento asfáltico para conclusão do trabalho. Esse insumo é fundamental. A execução é do governo do estado e nós monitoramos o serviço”, falou Tiago Sousa Pereira.
A Semobi não enviou representante para a reunião, mas no início dos trabalhos de recuperação da pista divulgou que a previsão de conclusão do recapeamento do êxito central era de 60 dias.
Desde 2022, quando a pista do aeroporto foi interditada, o prazo para início e finalização anunciado e adiado diversas vezes:
Dezembro de 2022: o governo Paulo Câmara (PSB) divulgou que o trabalho de pavimentação começaria em abril de 2023;
Outubro de 2023: a Semobi informou que as obras seriam realizadas a partir de fevereiro do 2024. A previsão do término da primeira fase era março de 2024;
Novembro de 2023: a gestora de Contratos e Aeródromos da Semobi, Cristiane Melo, afirmou que o material asfáltico cheegaria à ilha em fevereiro de 2024 e a nova previsão era de que o trabalho terminaria em abril do mesmo ano;
Abril de 2024: a usina de produção de asfalto chegou a Fernando de Noronha;
Maio de 2024: o gerente de Projetos Especiais da Semobi, Antônio Olímpio, prometeu o início da obra até o final do junho;
Julho de 2024: Antônio Olímpio voltou a informar uma nova previsão, declarando que os trabalhos começariam até o final de julho;
Agosto de 2024: a Usina de asfalto foi instalada no canteiro de obras do aeroporto.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
d
Adicionar aos favoritos o Link permanente.