Broa doce: Jornal do Campo ensina como fazer pãozinho que combina a rusticidade do fubá com o aroma suave e adocicado da erva-doce


A receita desta vez é ensinada no Sabores do Campo por uma verdadeira ‘influenciadora da roça’. Sabores do Campo ensina como fazer broa doce
Reprodução/TV Anhanguera
O Jornal do Campo deste domingo (24) traz uma receita simples, mas muito saborosa, de broa doce, ensinada no Sabores do Campo por uma verdadeira “influenciadora da roça”, Célia Morais, que já conta com mais de 370 mil seguidores em suas redes sociais.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A palavra “broa” vem do latim, da palavra “broda”, que significa “mingau” ou “papas”. Originalmente, a palavra era associada a preparações feitas com cereais. Com o tempo, a palavra evoluiu nas línguas românicas e passou a ser usada para definir pães pequenos, como a broa que conhecemos hoje.
LEIA TAMBÉM:
Doce de ambrosia: Jornal do Campo ensina como fazer sobremesa cremosa
Biscoito amanteigado: Jornal do Campo ensina como fazer bolacha com baunilha
Doce de manga: Jornal do Campo ensina como fazer receita com a fruta verde
Aprenda abaixo o passo a passo da receita
Ingredientes:
3 copos de fubá
1 copo de óleo
1 copo de açúcar
1 copo de polvilho
1 colher de chá de erva-doce
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento para bolo
5 ovos
4 copos de leite
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione o leite, óleo, açúcar e sal. Em outra vasilha, coloque o fubá e o polvilho doce.
Após isso, coloque a panela no fogo. Nesse momento, Célia diz que, para quem tem um fogão a lenha, o sabor fica ainda melhor.
Com a panela no fogo, misture o polvilho e o fubá. É importante mexer bastante para dissolver tudo e deixar a massa bem homogênea.
Os ingredientes precisam continuar sendo mexidos no fogo até ganhar uma boa consistência. Quando soltar da panela, significa que está bem cozido.
Depois, é só espalhar a massa e deixar esfriar por uns 10 minutos. Após isso, é hora de adicionar os ovos à massa.
Para finalizar, adicione o fermento para bolo e a erva-doce para dar um toque. Depois, é só bater tudo, com batedeira ou na mão mesmo.
Após alguns minutos, a massa atinge o ponto e fica parecida com a massa do pão de queijo. Após isso, é hora de enrolar tudo. Para isso, Célia coloca em uma tigela e, adicionando uma colher de sopa com a massa, é só balançar a vasilha até formar as bolinhas.
Após isso, é só colocar em uma forma untada com manteiga e fubá e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos. Depois, é só aproveitar o doce do campo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.