GDF Mais Perto do Cidadão alcança a marca de 300 mil atendimentos

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A 45ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão desembarcou em Planaltina oferecendo diversos serviços gratuitos voltados à comunidade. O programa esteve na cidade na sexta-feira (24) e no sábado (25), e contou com a participação da governadora em exercício Celina Leão.

Na ocasião, a chefe do Executivo destacou que o programa já chegou a 300 mil atendimentos realizados desde que foi criado no início de 2023 pelo decreto 44.213. A gestora também defendeu a importância de aproximar os serviços públicos da população.

“Não tem nada mais importante do que cuidar das pessoas. Esse programa é a garantia do atendimento para quem mais precisa. É uma forma do Governo do Distrito Federal (GDF) chegar às pessoas que mais precisam, que estão aqui buscando um atendimento”, disse a governadora em exercício.

As tendas do projeto foram montadas no Parque de Exposições de Planaltina. No local, a população teve acesso a atendimentos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), do Na Hora e da Polícia Civil, além de serviços para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas à beleza e ao bem-estar.

Um dos destaques desta edição do evento foi a exposição de produtos feitos pelas mãos dos reeducandos do sistema prisional do DF. Em um espaço exclusivo, os visitantes poderão conferir e comprar itens como camas para pets, tapetes de crochê, tábuas de carne, bandejas de madeira, roupas infantis, bonecas de pano, porta-flores de madeira, nichos de parede, entre outros.

“Cada vez mais, o programa GDF Mais Perto do Cidadão tem cumprido seu papel de levar serviços essenciais diretamente à população das cidades, oferecendo atendimento de qualidade, acesso facilitado a direitos básicos e fortalecendo o vínculo entre o governo e os cidadãos. Essa iniciativa tem sido fundamental para promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida nas comunidades atendidas”, afirmou o secretário substituto da Sejus, Emílio Evaristo.

A dona de casa Maria Deusimar Ribeiro, de 49 anos, esteve na estrutura para procurar atendimento na Defensoria Pública do DF: “É como se eu tivesse uma unidade deles pertinho de casa, porque muitas vezes dificulta ter que se deslocar para outra região para conseguir resolver isso. Eu mesma fico até perdida quando saio de casa. Eu estou achando isso aqui ótimo”.

A edição ainda recebeu a carreta do programa do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, disponibilizando consultas médicas e exames gratuitos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

“Esse serviço aqui é excelente”, elogiou a aposentada Irenilde Santos Carvalho, de 49 anos. Moradora de Planaltina, ela ressaltou a facilidade para conseguir fazer exames de saúde na tenda itinerante: “Eu consegui todas as consultas e exames que estavam pendentes nos hospitais. Eu até me emociono de falar, porque cada profissional que me atendeu hoje eu fiz questão de agradecer muito, porque a gente é vulnerável, a gente às vezes não tem nem o que comer, muito menos para pagar uma consulta, e isso aqui é tudo de graça. Tudo maravilhoso”.

Criado em agosto de 2024 por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Maximo, o programa já registrou mais de 174 mil procedimentos realizados.

Já a dona de casa Neurilde Macedo, 56, aproveitou a oportunidade para fazer um check-up na saúde. “Minha irmã me falou sobre essa iniciativa e eu quis vir para fazer exames. Já colhi sangue e hoje fiz mamografia. Vou tentar ir ao oftalmologista agora. É muito mais prático o atendimento nessas carretas. Gostei muito”, disse.

Como acessar

Para acessar os serviços, basta apresentar a Carteira de Identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato. Diariamente são distribuídas senhas por ordem de chegada a partir das 7h.

Os resultados dos exames podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Também podem ser enviados via WhatsApp (61 99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática, assim que concluídos e liberados.

Para consultar o resultado via WhatsApp, a pessoa precisa encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do paciente. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, enquanto os resultados de urina são entregues em 72 horas, e os de prevenção (PCCU), em 15 dias.

*Com informações da Agência Brasília

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