Por que João Rodrigues acusa Ulisses Gabriel de perseguição política?

A briga entre João Rodrigues, prefeito de Chapecó (PSD) e pré-candidato ao governo de Santa Catarina em 2026, e o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, vem ganhando holofotes. Rodrigues afirma que está sendo alvo de perseguição política e que ela teria sido orquestrada por Ulisses. Chega a dizer que o delegado que está utilizando a estrutura estatal da Polícia Civil para atingir adversários políticos, especialmente do PSD.

O que, afinal, motivou as acusações?

Segundo João Rodrigues, Ulisses Gabriel tem conduzido operações anticorrupção de maneira “direcionada”, com foco em figuras ligadas ao PSD. O prefeito disse, inclusive, que tem provas que incluem documentos, processos, inquéritos e até conversas de WhatsApp que, segundo ele, comprovariam um suposto abuso de poder por parte do delegado. Além disso, o prefeito de Chapecó aponta para a reabertura de um caso arquivado envolvendo seu nome como uma “manobra” que considera puramente política.

Rodrigues também acusa Ulisses de tentar minar a imagem dele e a de aliados políticos do PSD, em um momento estratégico, com as eleições de 2026 no horizonte. O prefeito afirma que já está tomando medidas legais para denunciar o delegado ao Ministério da Justiça.

O que diz Ulisses Gabriel?

Do outro lado, Ulisses Gabriel nega as acusações, classificando-as como “mentiras” e “ilações”. O delegado afirma que a Polícia Civil tem atuado de forma técnica e imparcial, sem distinção de partidos políticos ou interesses pessoais. Na própria defesa, ele disse que, em dois anos de gestão no governo de Jorginho Mello (PL), foram realizadas 73 operações de combate à corrupção, atingindo 60 municípios em cinco estados.

Ulisses disparou que irá processar João Rodrigues criminal e civilmente, alegando que as acusações são difamatórias e caluniosas. “Não sei de quais partidos são os prefeitos das cidades onde atuamos, e isso não é algo que interfira no trabalho técnico da instituição”, rebateu.

E agora?

Com as duas partes em pé de guerra, a situação evidencia não apenas um embate pessoal, mas também um possível reflexo da polarização política que toma conta do estado. Para João Rodrigues, o caso é mais uma peça da disputa eleitoral que se aproxima. Para Ulisses Gabriel, a autonomia técnica da Polícia Civil é o que está em jogo.

The post Por que João Rodrigues acusa Ulisses Gabriel de perseguição política? appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.