Oscar 2025: indicação de Fernanda Torres e Karla Sofía Gascón é caso raro na premiação; entenda


Última vez que duas atrizes em filmes de língua não inglesa concorreram na categoria Melhor Atriz foi em 1976. Karla Sofía Gascón, em ‘Emilia Pérez’ e Fernanda Torres, em “Ainda Estou aqui”
Divulgação
Fernanda Torres e Karla Sofía Gascón entraram para história nesta quinta-feira (23) depois de serem indicadas na categoria Melhor Atriz ao Oscar 2025. Após quase 50 anos, duas atrizes atuando em filmes de língua não inglesa voltam a concorrer juntas na maior premiação do cinema.
De acordo com o site Gold Derby, essa é a quarta vez que isso acontece no Oscar. Em 1966, as atrizes Anouk Aimée, indicada pelo filme francês “Um Homem e Uma Mulher”, e Ida Kamińska, indicada pela produção tcheco-eslovaca “A Pequena Loja da Rua Principal” – em que ela falava iídiche e eslovaco, concorreram juntas na categoria. Mas quem levou a estatueta foi Elizabeth Taylor por “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”.
Quando é o Oscar 2025? ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres concorrem
‘Ainda estou aqui’ recebe 3 indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Atriz e Filme Internacional
As ocasiões seguintes aconteceram consecutivamente. Em 1975, com Isabelle Adjani, em “A História de Adele H.” e Carol Kane, em “Hester Street”. Embora “Hester Street” seja um filme americano, o personagem de Kane fala iídiche durante a comédia dramática. Ambas as atrizes perderam para Louise Fletcher, em “One Flew Over the Cuckoo’s Nest”.
E em 1976, quando Marie-Christine Barrault, do francês “Primo Prima” e Liv Ullmann, do sueco “Face a Face” foram indicadas para filmes com amplo apelo ao Oscar, ainda de segundo o Gold Derby. “Primo Prima” ainda recebeu três indicações, incluindo Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro. Quem levou o Oscar foi Faye Dunaway, por sua atuação em “Rede de Intrigas”.
Se Fernanda Torres ou Karla Sofía Gascón vencer na categoria de melhor atriz do Oscar, o fato será um marco para a história da premiação. Elas concorrem com Demi Moore (“A substância”), Mikey Madison (“Anora”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
‘Ainda estou aqui’ e Fernanda Torres são indicados ao Oscar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.