Engorda chega ao Morro do Careca; obra deve ser concluída no domingo (26), diz secretário

Foto: Semurb / Reprodução

Após mais de quatro meses, a obra de engorda da Praia de Ponta Negra alcançou a base do Morro do Careca. Com o aterro, a expectativa é que o processo de erosão que atinge a duna seja contido a partir de agora. Em publicação nas redes sociais, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, comemorou o avanço dos serviços.

“Essa obra já tem cumprido o seu papel ambiental de resguardar todo o processo erosivo contra a linha de costa na Praia de Ponta Negra e agora resguarda toda a base do Morro do Careca, além de garantir um grande avanço no aspecto socioeconômico e turístico de Natal e do estado do Rio Grande do Norte”, afirmou Mesquita.

A obra da engorda foi iniciada em 30 de agosto de 2024, mas foi paralisada quatro dias depois, após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), que faz o monitoramento ambiental do serviço, identificar que a areia da jazida licenciada tinha muito cascalho.

Em 20 de setembro, um decreto de emergência foi publicado pela Prefeitura, justificando a busca por uma nova jazida, que foi localizada a cerca de 10 quilômetros da costa. A intervenção foi retomada em 21 de setembro com a nova jazida.

A entrega da engorda estava anunciada para o final de dezembro, mas foi adiada. Segundo Thiago Mesquita, a expectativa é que a obra esteja concluída até domingo (26).

Depois da engorda, diz Thiago Mesquita, o próximo passo terá continuidade com o novo ordenamento de Ponta Negra. “A partir de agora, segue-se, continua-se o processo de ordenamento da Praia de Ponta Negra, que está sendo coordenado pela Semurb e o prefeito Paulinho Freire, com o compromisso de avançar agora a reurbanização da praia ao longo dos anos”, afirmou o secretário.

Engorda alargou faixa de areia ao longo de 4 km

A obra de engorda foi realizada em um trecho de mais de 4 km da praia, indo do hotel Serhs até o Morro do Careca. Os serviços são amparados em um decreto de situação de emergência assinado pelo ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), diante dos estragos causados pelo avanço da maré na costa.

Com a engorda, a faixa de areia da praia está ganhando pelo menos 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Além do ganho de espaço, a obra é considerada fundamental para frear o processo de erosão costeira em Ponta Negra.

A obra custa mais de R$ 100 milhões e está sendo realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.

98 FM Natal

The post Engorda chega ao Morro do Careca; obra deve ser concluída no domingo (26), diz secretário appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.