Líder da “Gangue da Favela” é preso em Planaltina após operação conjunta

captura de tela 2025 01 23 083735

Na manhã desta quinta-feira (23/1), policiais civis e militares prenderam Willian Rocha da Costa, de 30 anos, conhecido como “Willian Gordo”, apontado como líder da “Gangue da Favela” no Distrito Federal. A prisão ocorreu no Arapoanga, em Planaltina, após cerca de dois meses de monitoramento.

A ação foi realizada pela 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina), em conjunto com o Grupo Tático Operacional (Gtop) 34 da Polícia Militar. Willian Gordo estava foragido desde outubro de 2024, quando a Polícia Civil deflagrou a Operação Favela para desarticular a quadrilha comandada por ele.

Com antecedentes por tráfico de drogas e roubo, Willian também será investigado por novos crimes, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Durante a operação de outubro, 14 pessoas foram detidas, incluindo dois menores de idade. Diversos mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos envolvidos.

Estrutura da quadrilha


A “Gangue da Favela” possui uma atuação estruturada na região de Planaltina, dividida em quatro núcleos:

  • Tráfico de drogas;
  • Crimes patrimoniais (roubos e furtos);
  • Crimes violentos (homicídios e extorsão);
  • Lavagem de dinheiro.


Sete integrantes já presos receberam novas ordens de prisão na cadeia, impedindo qualquer benefício de saída. Outros cinco suspeitos foram detidos, incluindo um flagrado por tráfico de drogas e posse de munição.

Um casal também foi preso por emprestar seus nomes para ocultar imóveis e veículos adquiridos pelo líder da gangue, estratégia usada para despistar as autoridades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.