Canteiros das obras dos hospitais do Recanto das Emas e do Guará começam a ser instalados

hco arte novacap 2 768x435

Os containers que servirão às equipes de trabalho no Guará chegaram nesta quarta-feira (22). Assim, as equipes começaram a instalar canteiros e tapumes nas obras de construção do Hospital do Recanto das Emas (HRE) e do Hospital Clínico Ortopédico (HCO). Nos próximos dias, outros chegam ao Recanto das Emas.

“São duas obras de suma importância para ampliação da rede de atendimento em saúde para o cidadão”, enfatiza o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite. “O governador Ibaneis Rocha pediu empenho e foco máximo para que essa largada na atuação in loco fosse dada o quanto antes”, complementa.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a construção das unidades é fundamental para ampliar o atendimento, por conta do aumento populacional, além de ser relevante para oferecer serviços especializados. “O investimento em infraestrutura é complementado por outras iniciativas, como a compra de equipamentos e o reforço no número de profissionais”, detalha.

O HRE vai contar com 100 leitos de internação, sendo 60 para clínica médica, 30 para clínica pediátrica e 10 para UTI pediátrica. A unidade deverá atuar como referência clínica e pediátrica, incluindo serviços cirúrgicos. A localização dele é a Quadra 104 do Setor Hospitalar do Recanto das Emas.

Já o HCO vai ter 160 leitos, sendo 140 de enfermaria — contemplando os atendimentos clínico adulto e cirúrgico ortopédico adulto — e 20 de UTI adulto. Localizado na QE 23 do SRIA II, no Guará, o complexo será o sexto hospital da rede da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) habilitado para atuar como unidade de assistência de alta complexidade em traumato-ortopedia.

Nas últimas semanas, já ocorreu a limpeza da vegetação, faltando autorizações dos órgãos ambientais para as supressões arbóreas necessárias. Anteriormente a essa etapa, as empresas contratadas para as construções elaboraram os projetos para as unidades. Cumprida essas etapas, a próxima é a terraplanagem dos terrenos.

Em setembro do ano passado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal liberou a continuidade dos processos licitatórios para a construção dos hospitais pela Novacap. Além disso, para dar transparência a todo o processo, o tribunal determinou que, após a escolha das vencedoras do processo, avaliaria projetos básicos, orçamentos, cronogramas e outras documentações antes do início das obras.

Outra unidade hospitalar, o Hospital de São Sebastião (HSS), aguarda a aprovação do TCDF para ser construído. O projeto prevê 100 leitos. O objetivo é de que a unidade, de 16 mil metros quadrados e localizada em Alto Mangueiral, na Vila do Boa, seja modelo em assistência médica, eficiência ambiental e economia de recursos não renováveis.

*Com informações da Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.