Fisiculturista e empresário do esporte: relembre trajetória de ex-lutador de MMA que morreu após passar mal enquanto treinava


Baiano André Mussi morreu, aos 48 anos, em uma academia no Rio de Janeiro, onde morava. André Mussi morreu no Rio de Janeiro, aos 48 anos
Sherdog/Reprodução
O empresário, fisiculturista e ex-lutador de MMA André Mussi, que morreu na terça-feira (22), aos 48 anos, é reconhecido como um dos precursores do esporte na Bahia.
Segundo familiares, André Mussi morreu após passar mal enquanto treinava em uma academia no Rio de Janeiro, onde morava. A causa da morte não foi detalhada. Mussi chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu.
Com um histórico de 11 vitórias pelo MMA, Mussi nasceu em Salvador e teve uma trajetória de lutas no Brasil, México, EUA e Portugal, segundo o Sherdog, a maior plataforma do mundo sobre artes marciais.
‘Reformulou modelo de negócio’
O ex-peso pesado esteve ativo nos octógonos entre 2004 a 2010, quando fez sua última luta oficial. Amigo de Mussi, o sensei Renato Velame disse ao g1 que o baiano foi “peça importante para o MMA moderno” e que “reformulou o modelo de negócio, profissionalizando a modalidade no estado”.
O ex-lutador foi proprietário da antiga Academia Rush, no bairro Costa Azul, localizado na capital baiana. O estabelecimento era especializado em musculação e também oferecia aulas de artes marciais.
Popó Freitas mostra garagem com Tesla Cybertruck; picape ‘indestrutível’ custa R$ 2 milhões
Ele ajudou a revelar outros grandes nomes do esporte, como Yuri Carlton e Edilberto Crocotá, além do próprio Renato Velame.
Mussi também foi responsável por organizar importantes eventos de combate, como o Clube da Luta e o Bahia Combat, que ajudaram a popularizar as artes marciais no estado.
O corpo dele será sepultado em Salvador, mas ainda não há informações sobre a despedida. Ele deixa esposa e filho.
André Mussi [o penúltimo da esquerda para a direita] em sua antiga academia em Salvador, ao lado de ex-alunos
Redes sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.