Prefeito Naumi Amorim fiscaliza limpeza do canal do bairro São Miguel

Ação é parte do Plano Municipal de Ação da Prefeitura para a quadra chuvosa em Caucaia em 2025.

A Prefeitura de Caucaia iniciou nesta segunda-feira (20/01) a limpeza do canal do bairro São Miguel. O serviço é parte do plano operacional de ação da prefeitura para a quadra chuvosa na cidade em 2025. O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, fiscalizou os serviços, que são realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), e do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac).

“É nossa obrigação enquanto gestor trabalhar para garantir o mínimo de dignidade para essas famílias que moram em áreas de risco e que sofrem todos os anos com alagamentos e inundações causados pelas chuvas. A gente sabe que esse serviço de limpeza não resolve por completo a situação, mas ameniza os alagamentos. Portanto, onde for ponto crítico de alagamento, a Prefeitura de Caucaia estará lá, trabalhando para reduzir os impactos da chuva na vida da população”, disse Naumi, acompanhado da vice-prefeita, Priscila Menezes.

Além da capinação e varredura, o serviço conta ainda com maquinário, que executa a retirada da vegetação e entulhos despejados irregularmente nos canais, impossibilitando o escoamento da água. “A pedido do prefeito Naumi Amorim, o nosso trabalho de limpeza dos canais será contínuo, com planejamento estabelecido, com pontos críticos de alagamentos identificados para agirmos com efetividade no problema”, afirmou Alberto Rocha, secretário da SPT.

O canal do bairro Arianópoles também já está recebendo o serviço de limpeza da Prefeitura de Caucaia. Outro canal que será contemplado com a ação será o do bairro Conjunto Metropolitano (Picuí), com previsão de início para esta semana. O planejamento de trabalho no canal do Picuí inclui mapeamento de pontos críticos de alagamentos, e prevê ainda a construção de uma barreira de contenção.

Sobre o Plano Municipal de Ação

O Plano Municipal de Ação para o período da quadra chuvosa na cidade em 2025 tem o objetivo de prevenir e reduzir os impactos causados pela chuva, sobretudo em áreas de risco, que são afetadas com alagamentos e inundações.

Integrando secretarias e órgãos municipais, o plano traça estratégias de mapeamento e monitoramento de encostas, rios e lagos, além de localidades e bairros com infraestrutura mais vulnerável. Assegura a realização de obras de drenagem, limpeza de canais, galerias pluviais e bueiros da cidade, bem como o corte e poda de árvores avaliadas como de risco.

“A Defesa Civil de Caucaia está monitorando com atenção as áreas de risco, e trabalhando com ações de orientação à população, no sentido de prevenir e/ou reduzir os riscos de desastre”, destacou Marcos Sena, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SPS), pasta que coordena a Defesa Civil em Caucaia. O órgão disponibiliza WhatsApp e e-mail para registro de ocorrências: (085) 9 9753.8942 | [email protected]

Também constam no documento ações emergenciais de saúde, como o reforço do abastecimento de insumos e fortalecimento das equipes médicas nas unidades básicas da Rede Municipal de Saúde de Caucaia.

Já na assistência social, todas as famílias eventualmente desabrigadas serão encaminhadas para abrigos temporários que serão instalados em escolas do município. O Plano de Ação assegura às vítimas abrigadas todo o suporte necessário da Prefeitura, desde alimentação, emissão de documentos (em caso de perda), além de outros serviços básicos.

“A previsão esse ano é de muita chuva no nosso estado. Para quem é do Nordeste, chuva é sempre sinônimo de alegria, principalmente para nossos irmãos do campo, porém, infelizmente, para muita gente que mora em área de risco, ela pode trazer muita apreensão. E nós, enquanto poder público, precisamos estar atentos e agir para minimizar os impactos da chuva na vida da população”, apontou o prefeito Naumi.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Marcos Vasconcelos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.