Advogado que recebeu nota escrito ‘cliente trouxa’ e funcionária de ótica são criticados na internet: ‘Triste’


Profissional recebeu a nota com a identificação “cliente trouxa” enquanto assinava o recibo da troca de uma armação de óculos em Santos (SP). Estabelecimento alegou erro de digitação. Advogado que recebeu nota escrito ‘cliente trouxa’ e funcionária de ótica lamentam comentários de internautas
Arquivo pessoal e Redes sociais
O caso do advogado que recebeu uma nota escrito “cliente trouxa” após exigir a troca da armação de óculos em uma ótica em Santos, no litoral de São Paulo, repercutiu negativamente na internet. Ao g1, os envolvidos lamentaram as críticas que sofreram de internautas nas redes sociais.
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A situação aconteceu após a armação do filho do advogado Erasmo Fonseca quebrar uma semana depois da troca das lentes no comércio. O cliente recebeu a nota com a ‘ofensa’ após dizer que acionaria a Justiça se a substituição não fosse feita.
O estabelecimento afirmou, por meio de nota à imprensa, que o documento foi escrito na hora da troca e houve um erro de digitação. De acordo com a ótica, a data ’03/10/2024′ indica a intenção de escrever que o “cliente trouxe” a armação naquele dia, e não “cliente trouxa”, como está no texto.
O advogado contou que recebeu críticas no próprio perfil nas redes sociais. Uma pessoa, não identificada, aproveitou um texto publicado por Erasmo sobre empatia para defender a funcionária. “Imagina sua esposa, seu filho, sua família serem julgados em público por um erro besta”, escreveu ela.
Advogado recebeu mensagens de ódio nas redes sociais após receber nota escrito ‘cliente trouxa’
Redes sociais
A funcionária não recebeu mensagens no próprio perfil porque não teve o nome divulgado. Apesar disso, ela relatou ter lido mensagens com julgamentos nas publicações. “Fiquei triste com vários comentários maldosos que tiveram nas postagens, falando da minha competência e do meu trabalho”.
Apesar de não ter gostado dos comentários, Erasmo afirmou que a situação serviu para uma reflexão. “A intolerância e ausência de empatia das pessoas que não passaram pela situação e que julgam […]. Fui massacrado nos comentários das redes sociais”, lamentou ele.
A funcionária acrescentou que a maior preocupação foi com o próprio trabalho. “Pessoas que não têm nada a ver com a história, mas fazem questão de ir lá [e] cutucar”, disse ela. “O meu emprego nem teve possibilidade de sofrer algo por isso, só que fiquei preocupada, [pois] zelo pela empresa”.
Repercussão
Em capturas de tela, obtidas pelo g1, alguns internautas defenderam Erasmo: “Não acho que foi erro de digitação, deve ser assim mesmo que vendedores de óticas acham […] dos clientes”, afirmou um deles.
Outros demonstraram apoio à mulher: “Claro que o senhor ‘doutor’ vai se aproveitar de um simples erro de digitação da funcionária para se beneficiar de alguma forma”, escreveu outro internauta.
Além disso, há quem não concordou com nenhum dos envolvidos. Um dos internautas disse o seguinte: “Que drama das duas partes” (confira acima).
Advogado foi chamado de ‘cliente trouxa’ após exigir troca de produto em ótica em Santos (SP)
Arquivo pessoal
O caso
O advogado explicou que procurou a ótica, no dia 17 de setembro, porque o grau do óculos do filho tinha mudado. Como o adolescente gostava da armação que foi comprada no mesmo local há quase dois anos, Erasmo aceitou a proposta de um atendente de trocar apenas as lentes.
Em 24 de setembro, ele foi até a ótica retirar o óculos com as novas lentes e, uma semana depois, o filho informou que a armação havia quebrado. “Estava no rosto e simplesmente quebrou […] bem na junta onde está o parafuso. Como eles [ótica] manipularam, eu entendi que o erro foi deles”, disse.
Erasmo levou o óculos quebrado no estabelecimento no dia 3 de outubro e escutou de uma funcionária que a troca não seria realizada porque tratava-se de um problema de mau uso. Ele afirmou à ela que acionaria a Justiça, já que acreditava que o dano foi causado pelo esforço do profissional na troca da lente.
Depois do desentendimento entre a funcionária e o cliente, Erasmo contou que ela conversou com um supervisor e fez a troca por uma outra armação parecida. Mesmo não sendo a mesma, o advogado explicou que aceitou porque o filho ficava com dores de cabeça sem óculos.
Funcionária chamou cliente de ‘trouxa’ em recibo de ótica em Santos (SP)
Arquivo pessoal
‘Cliente trouxa’
Com o problema resolvido, Erasmo foi assinar o recibo de troca e viu que estava escrito ‘cliente trouxa’. Segundo o advogado, a funcionária tentou tirar o papel da mão dele, alegando ter sido um erro de digitação e que teria confundido com as palavras ‘troca’ ou ‘trouxe’.
“É um pensamento e direito dela de pensar que eu sou um trouxa. Mas, colocar isso no papel, eu achei que foi muito abusivo e vergonhoso. Me senti humilhado”, afirmou Erasmo.
Em nota, a ótica explicou que o documento foi escrito na hora da troca e houve um erro de digitação. De acordo com o estabelecimento, a data ’03/10/2024′ mostra que a intenção seria escrever que o ‘cliente trouxe’ a armação naquele dia e não ‘cliente trouxa’, como está na nota que foi emitida.
A loja afirmou que não houve uma adjetivação ao advogado que, ainda segundo a ótica, foi grosseiro e agressivo com as atendentes. “[O cliente] busca reverter a sua reprovável conduta contra uma mulher aproveitando-se do erro de digitação. Lamentável'”, afirmou estabelecimento, em nota ao g1.
Por outro lado, Erasmo afirmou não acreditar que foi um erro de digitação e destacou não ter sido grosseiro com as funcionárias do local. “Foi uma ofensa totalmente desnecessária […]. Eu não fui ignorante e nem grosso [ao pedir a troca]. Eu fui impositivo e exigi um direito que eu tenho”, explicou.
Ele desistiu de processar o estabelecimento após ver uma publicação nas redes sociais em que a funcionária assumia ter cometido o erro durante a digitação.
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