Premiado curta A Praga do Cinema Brasileiro, com Zé do Caixão, em exibição gratuita nesta sexta

a praga do cinema brasileiro reprodução 2

O Cineclube Mapati inaugura sua temporada de 2025 com a exibição do premiado curta-metragem A Praga do Cinema Brasileiro, dirigido por William Alves e Zefel Coff. A sessão será em 17 de janeiro, às 19h30, no Espaço Cultural Mapati, na 707 Norte. A entrada é gratuita.

Com 26 minutos de duração, A Praga do Cinema Brasileiro mistura ficção e metalinguagem para contar uma história com Zé do Caixão, interpretado pelo icônico José Mojica Marins, que viaja ao passado, à virada do milênio, mais precisamente ao dia 2 de fevereiro de 2000, para evitar o “terror político” instaurado no Brasil. Munido da pedra da terceira força, ele abre um portal para libertar antigos filmes censurados, capazes de iluminar o presente e revelar as tramas que ameaçaram a soberania do país. O curta é uma obra que conecta a história e a cultura cinematográfica à resistência política e social.

a praga do cinema brasileiro reprodução 1
Curta A Praga do Cinema Brasileiro. Crédito: reprodução

Com passagem por mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, o filme acumulou nove prêmios, incluindo Melhor Filme no Festival de Cinema de Santa Teresa e Melhor Roteiro no 26º Festival de Cinema de Vitória (2019). Destaca-se também pelos prêmios de Melhor Montagem em cinco festivais, como o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o 12º Curta Taquary.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente por meio deste link. A exibição é fomentada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC/DF) por meio do projeto ARTEAR e conta com o apoio da FUNARTE, através do edital Retomada de Ações Continuadas de Espaços.

A Praga do Cinema Brasileiro
Sexta-feira (17/01), às 19h30, no Espaço Cultural Mapati (SHCGN 707, Bloco K, Casa 05, Asa Norte, Brasília/DF). Classificação indicativa: livre. Entrada franca. Informações: (61) 3347 3920.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.