Piloto de jato que caiu no RN passará por avaliações físicas e mentais antes de voltar a voar


FAB determina que pilotos envolvidos em acidentes passem por bateria de exames, como teste para avaliar se há estresse pós-traumático. Piloto se ejetou antes de queda e sofreu luxação no ombro. Avião da FAB caiu em Parnamirim, na Grande Natal
Divulgação
O piloto que se ejetou antes de um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) cair em Natal (RN), nesta terça-feira (22), vai passar por uma bateria de exames antes de poder voltar a voar.
O militar passou por exames no hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e teve constatada uma luxação no ombro. Ele já recebeu alta.
Documentos da FAB, aos quais o g1 teve, acesso detalham que pilotos envolvidos em acidentes devem passar por uma bateria de exames antes de estarem aptos a voar novamente.
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Entre os exames está a tomografia, por exemplo. Danos na cabeça e na coluna estão entre as principais preocupações decorrentes de uma ejeção de aeronave, como a ocorrida em Natal. O piloto não teve lesões nestes lugares do corpo.
Além desses exames, o piloto deve passar por testes físicos e psicológicos para identificar se há traços de estresse pós-traumático por conta do acidente, de acordo com o documento
“Serão avaliações físicas, psicológicas, psiquiátricas e, também, exame toxicológico”, procedimentos considerados “padrão”, de acordo com o documento da FAB.
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Acidente durante treinamento
O caça F-5M caiu durante um de treinamento em uma mata próxima a condomínios residenciais de Parnamirim, na Grande Natal.
Vídeos gravados por moradores mostram o avião pegando fogo e, em seguida, caindo. O piloto conseguiu ejetar e foi resgatado por um equipe de salvamento da FAB. Segundo o órgão, o piloto conseguiu direcionar o caça para uma área desabitada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes para conter o avanço do fogo na vegetação na área da queda.
A FAB informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
De acordo com relatos de moradores, no momento da queda eles escutaram um barulho muito alto e depois viram uma nuvem de fumaça. “Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão passando por aqui nessa região por conta da Cruzex, em treinamento. A base aérea é muito próxima dessa região”, conta o jornalista Jocaff Souza, que mora em um bairro próximo à queda do caça.
O pintor Wemerson Oliveira, de 36 anos, estava trabalhando em um condomínio próximo ao local do acidente. “Eu estava trabalhando no condomínio quando a gente percebeu o avião soltando como se fossem umas bolas de fogo. Ele foi se afastando pra área de mata até que caiu e logo subiu uma nuvem de fumaça.”
Exercícios militares
Entre 3 e 15 de novembro a Base Aérea de Natal recebe o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex) – exercício multinacional e operacional organizado pela FAB que visa o treinamento conjunto em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024 vai reunir 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Esse é o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a participação do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com vários tipos de missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
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