Centro de Inovação terá incubadora para startups em Tubarão

Inaugurado oficialmente pelo governador Jorginho Mello em dezembro do ano passado, o Sigma Tech Park já é consolidado por ser um centro de tecnologia voltado ao desenvolvimento e crescimento de empresas do ramo para toda Tubarão e região. Além disso, o local ainda conta com uma incubadora para novas startups, impulsionando novos empreendimentos no ramo da tecnologia.

“A incubadora é uma instituição que tem o objetivo de construir negócios inovadores a partir de ideias de empreendedores locais. A nossa é uma incubadora de porte médio e terá oito posições de trabalho. São oito empresas que serão incubadas por 3 anos, ou seja, o empreendedor que está no começo do seu negócio, ele fica por este período se capacitando, melhorando sua empresa, até o momento que ele pode ir para o mercado, ou a empresa falece, este é o processo natural”, explicou Luiz Antônio, Diretor Executivo do Sigma Tech Park.

Conforme o profissional explica, a cada fim de ano uma checagem é feita para verificar se a empresa incubada está desempenhando. Caso não esteja, o empreendimento é retirado do programa e uma nova posição é aberta.

“Muitos empreendedores tem dificuldade em criar seu negócio porque não tem conhecimento técnico para isso, e acabam investindo seu pouco recurso, e se frustram a longo prazo. Nosso objetivo é pegar essas pessoas pela mão e construir negócios”, disse Luiz.

O Sigma é uma instituição com foco em empresas de base tecnológica, pesquisa e desenvolvimento e a incubadora seguirá a mesma linha. Conforme o diretor explica, o local é um hub de conexões de pessoas, oportunidades e tecnologias. “Ele tem o papel fundamental no desenvolvimento da cultura da tecnologia na nossa região. Visa no futuro mudar a matriz econômica da região. A matriz econômica baseada em conhecimento quer dizer que as oportunidades de negócios são baseadas em ciências, tecnologias e inovação”, disse Antônio.

Isso seria bom, de acordo com o especialista, pois empresas desse segmento tem na sua maioria, uma base salarial maior e uma melhor qualidade de vida. “O funcionário que trabalha em uma empresa de tecnologia, geralmente tem mais flexibilidade de horário, uma remuneração maior e uma qualidade de vida melhor. Isso faz com que ele traga esses benefícios para o município. Então nosso objetivo é que nossa região seja um polo de ciência em tecnologia e inovação, como Florianópolis”, disse.

Segundo o Executivo, atualmente o principal capital econômico de Florianópolis é a tecnologia, deixando o turismo em segundo lugar. “Levaram 40 anos para chegar nisso. Queremos dar os primeiros passos para que antes desse tempo possamos nos tornar um polo na região sul, de forma sustentável e com mais qualidade de vida”, destacou.

Atualmente 27 empresas estão alocadas no Sigma Tech Park, o que corresponde a lotação máxima do local. “Estamos sem salas disponíveis para novas empresas. Mas aquelas que tem interesse em participar estão convidadas a se conectar nos nossos mais diversos pontos. A principal forma de acesso é participar dos nossos eventos que iniciam agora em janeiro. Teremos a incubadora, um movimento de pré-incubação, vamos ter um movimento com as instituições de ensino. Quem tiver interesse basta procurar a gente. Marcar um horário ou chegar lá e vamos explicar tudo que fazemos”, ressalta.

De acordo com Luiz, a curva de aprendizado é de longo prazo e alguns anos ainda serão necessários para transformar o município.

The post Centro de Inovação terá incubadora para startups em Tubarão appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.