Vídeo de prefeito eleito de Canoas (RS) com maço de dinheiro vira alvo de investigação

airton canoas

CATARINA SCORTECCI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS)

Eleito prefeito de Canoas (RS) neste domingo (27), Airton Souza (PL) se tornou alvo de uma investigação ao aparecer em um vídeo tirando um maço de dinheiro com notas de R$ 100 da cintura e o entregando a uma pessoa, cujo rosto não é revelado.

Souza, que é vereador na cidade, nega ilegalidades e trata o caso como uma tentativa de “tumultuar o processo eleitoral”.

No vídeo, que circula nas redes sociais sem áudio, Souza está dentro de um carro e aparentemente não sabe que está sendo filmado. Não é possível saber quando o vídeo foi gravado, nem as circunstâncias da entrega do dinheiro.

Em nota enviada à Folha de S.Paulo nesta terça (29), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul afirmou ter enviado um ofício à Polícia Federal pedindo a instauração de um inquérito para apurar os fatos.

Em nota, o prefeito eleito afirmou que “o vídeo não diz respeito a qualquer ato de campanha”.

“Era dinheiro meu, declarado, sendo usado para pagar um compromisso pessoal. Por isso eu me reservo ao direito de não detalhar o tema. Esta é mais uma tentativa de tumultuar o processo eleitoral. Quem perdeu, quer criar um terceiro turno em Canoas”, afirmou.

Souza foi eleito prefeito com 52,12% dos votos no segundo turno, em uma disputa com o atual mandatário, Jairo Jorge (PSD). Bolsonarista, Souza se apresentou ao eleitorado como “cristão, conservador, patriota e otimista”.

Mais cedo, em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito eleito disse que costuma manter consigo uma quantia de dinheiro em espécie.

“Há mais de dez anos eu faço sempre uma reserva econômica do que eu ganho no ano. A cada ano eu reservo 10%, 15%, do que eu ganhei no ano, e deixo uma reserva de recursos. E ali eu estava honrando um compromisso pessoal. Não foi dentro do comitê [eleitoral], foi dentro do carro”, disse à rádio.

“E por que estava na cintura? Porque se eu botar no bolso aquele volume chamaria atenção. Então eu fui de boa-fé, estava honrando um compromisso, e as pessoas querendo fazer um sensacionalismo. Isso é bem tranquilo para mim, porque está na minha declaração de Imposto de Renda”, continuou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.