Notificação de apneia do sono chega ao Apple Watch no Brasil

São Paulo, 17 – Desde a semana passada, o Apple Watch passou a detectar apneia do sono em aparelhos de usuários brasileiros. O recurso foi uma das principais novidades deste ano apresentadas em setembro passado para o relógio da Apple, e aguardava liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estrear no País – a Apple anunciou que obteve a licença para equipamento médico.

Para detectar o distúrbio, o relógio usa o acelerômetro para entender as vibrações, movimentos e padrões de respiração, identificando alterações no sono do usuário. Se identificar um padrão que a Apple chama de “distúrbios respiratórios” (pequenas interrupções no padrão respiratório enquanto o usuário dorme), o relógio envia uma notificação automática para o usuário, que deve, então, procurar um médico.

Ou seja, é uma ferramenta que é apenas o primeiro passo. “O recurso da Apple não fecha um diagnóstico como exames laboratoriais do sono. O médico tem de realizar outros exames para confirmar”, afirma ao Estadão Matt Bianchi, cientista pesquisador da Apple na área de tecnologias da saúde.

Para obter o sinal verde do FDA, a agência regulatória médica dos EUA, a companhia teve de analisar o padrão de sono de 4.702 pessoas, num total de 11.156 noites de sono. A partir disso, ela desenvolveu o algoritmo, que usa aprendizado de máquina para detectar padrões. Já com o sistema desenvolvido, a Apple analisou um outro grupo de 1,5 mil pessoas para mostrar a precisão da tecnologia.

Esse segundo estudo de validação clínica é o que recebeu a aprovação nos EUA e no Brasil – todos os participantes que tinham pelo menos um nível moderado de apneia foram identificados.

‘Diversidade’

“Demorou um tempo para desenvolver esse algoritmo, porque não é rápido obter o grau de diversidade e os grupos de estudo. Esse foi o maior estudo de tecnologia para apneia do sono já enviado para o FDA, o que dá uma noção do trabalho que isso deu para a gente”, diz Bianchi.

De acordo com informação da companhia, o novo recurso disponível para usuários brasileiros é compatível com os modelos Series 9 (lançado em 2023), Series 10 (2024) e Ultra 2 (2024).

Para ativar o recurso, o usuário precisa abrir primeiro o app Saúde no iPhone. Depois, deve tocar na foto do perfil na parte superior direita. Em Checklist de Saúde, ir a Configurar na seção Notificações de Apneia do Sono e seguir as instruções na tela.

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.