A Fifa corrige a marmelada da Bola de Ouro e dá o prêmio The Best para Vini Jr.

Quando a Fifa marcou a entrega do Prêmio The Best para o Catar, local onde o Real Madrid está disputando a final do Intercontinental, contra o Pachuca, do México, ficou mais do que evidente que os cartolas estavam querendo corrigir a marmelada do Bola da Ouro, e entregar o troféu ara o brasileiro Vinícius Júnior.

O ex-flamenguista desbancou grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri, Kylian Mbappé e muitos outros, e finalmente conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo, o The Best Fifa de 2024.

O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil. Campeão da Champions League e de LaLiga com o Real Madrid, Vini Jr. foi um dos grandes destaques do clube espanhol na temporada 2023/24, com números extraordinários e um poder invejável de decidir jogos.

No entanto, em 2024, Vini Jr. acabou ficando com o segundo lugar na Bola de Ouro da revista France Football, atrás de Rodri, do Manchester City. Foi uma frustração completa, não apenas para o atleta, mas também para o Real Madrid.

Foi uma festa bem verde e amarela a premiação da Fifa nesta terça-feira, porque, além de Vini Jr., Marta, Thiago Maia, Pequeno Gui e Gabi Portillo completaram o domínio brasileiro.

Confira os premiados e premiadas

  • Vini Jr. – Melhor jogador no Fifa The Best 2024
  • Ancelotti – Melhor treinador de futebol masculino
  • Dibu Martínez – Melhor goleiro
  • Pequeno Gui – Prêmio Torcedor
  • Thiago Maia – Prêmio Fair Play
  • Aitana Bonmatí – Melhor jogadora no Fifa The Best 2024
  • Marta – Prêmio Marta (o gol mais bonito)
  • Emma Hayes – Melhor treinador ou treinadora de futebol feminino
  • Garnacho – Prêmio Puskás
  • Alyssa Naeher – Melhor goleira

Bola de Ouro x The Best

É bom lembrar que a Bola de Ouro da France Football e o prêmio The Best, da Fifa, são premiações distintas. Mas, invariavelmente, quem ganha uma também acaba levatando a outra taça.  As duas foram unificadas por um período, entre 2010 e 2015, sob o nome de Fifa Ballon d’Or, antes da separação definitiva.

A Bola de Ouro é o prêmio mais antigo do futebol mundial direcionado apenas para destaques individuais. Foi criado pela France Football, que elege os melhores jogadores desde 1956. O primeiro agraciado foi o inglês Stanley Matthews, do Blackpool.

Por uma regra específica criada pela revista, a Bola de Ouro só premiava jogadores nascidos na Europa. Isso durou até 1994, o que impediu que craques fora do Velho Continente tivessem a chance até de disputar o posto.

O The Best é um prêmio mais recente,  criado pela Fifa em 1991, com o nome de “Melhor do Mundo”, primeiro para jogadores homens, e dez anos depois passou a ser entregue também às mulheres.

Lothar Matthäus, meio-campista alemão, foi o primeiro agraciado com o troféu, que sempre leva em conta o ano calendário, e não necessariamente a temporada completa da Europa. A partir de 2016, mudou o nome para Fifa The Best, em uma premiação que não escolhe só o melhor e a melhor do mundo, mas também os principais goleiro(a), técnico(a) e time ideal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.