Criciúma: confira detalhes da reforma administrativa do governo Vaguinho

A Câmara de Vereadores de Criciúma votará nesta terça-feira (17) o projeto que prevê uma reforma administrativa para o próximo ano, durante a gestão do prefeito-eleito Vaguinho Espíndola (PSD). O texto envolve a criação de secretarias, diretorias, superintendências, gerências e departamentos, em um movimento que não aumentará o gasto do município com folha salarial.

Em entrevista a Rádio Cidade em Dia na manhã desta segunda-feira, Vaguinho explicou em detalhes alguns dos principais pontos de sua reforma administrativa. Ele garantiu que as mudanças não irão aumentar as despesas do município, visto que foram feitas compensações para que essas possam ser executadas.

“Fizemos a supressão de alguns cargos para fazer essa ginástica, de que esses novos cargos não impactam no aumento do gasto com pessoal. Nem haveria possibilidade de fazer isso, existe vedação na Lei de Responsabilidade Fiscal que impede que a reforma administrativa aumente salário ou folha”, destacou.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços

O projeto da reforma administrativa prevê a criação de uma nova secretaria: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Ela irá substituir a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e terá como objetivo trabalhar a busca por recursos e atração de novas empresas.

“Nós não entregamos nenhum serviço sem arrecadação. Temos a Secretaria da Fazenda, mas ela trabalha questões muito internas, através de políticas fiscais. A Secretaria de Desenvolvimento vai buscar recursos, atrair novas empresas, entender aqueles que estão na cidade e quais são suas dores para que eles não saiam. É ter esse diálogo mais direto com quem está empreendendo na cidade”, explicou Vaguinho.

Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana vira Infraestrutura e Obras

Outra mudança prevista na reforma é a transformação da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana em Secretaria de Infraestrutura e Obras. Vaguinho explica que a mudança surge para corrigir um problema onde o planejamento de Criciúma ficava dividido em várias pastas.

“Trouxemos toda a questão de planejamento para a Governança, que é a pasta do Thiago Pavan. A Infraestrutura cuidará de tudo que está sendo planejado, também na questão de mobilidade”, disse Vaguinho. “A Secretaria de Obras será fundamental na execução de todas as obras, da saúde à educação”, completou.

Comitê de Meio Ambiente irá abranger Funsab e DMACRI

O texto que será votado pela Câmara também prevê a criação do Comitê de Meio Ambiente, o qual irá abranger o Funsab (Fundo Municipal de Saneamento Básico) e DMACRI (Diretoria Municipal de Meio Ambiente). A mudança surge principalmente para resolver questões de despesas características, a exemplo do Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA) – que respondia à DMACRI que, por sua vez, respondia à Infraestrutura.

“Imagina dentro da Infraestrutura ter que justificar uma licitação para compra de ração ou vacinas para castração animal?”, pontuou Vaguinho. “Para evitar situações de distorção de objetos é que a gente criou esse Comitê. Trouxemos DMACRI e Funsab e criamos esse grande Comitê de Meio Ambiente”, completou.

O próprio Nubea, inclusive, irá se tornar uma Superintendência. Com isso, terpa uma unidade fiscal e rubrica orçamentária.

Criação de uma Gerência de Organização Comunitária

A Gerência de Organização Comunitária também é uma novidade prevista pela reforma administrativa. A ideia é atribuir a uma pessoa a tarefa de conversar com responsáveis por associações de moradores, conselheiros e lideranças comunitárias para servir como interlocutor das demandas da comunidade junto à Prefeitura.

Superintendência de Trânsito nas mãos do Sargento Edno

Derivada da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), a Superintendência de Trânsito é outro tópico da reforma administrativa de Vaguinho que já conta com superintendente definido: sargento Edno. A pasta irá atuar no monitoramento de trânsito, em campanhas educativas e em melhorias na sinalização.

Criação de Superintendências de Saúde e transformação de intendências

A reforma também envolve a criação de Superintendência de Saúde que irão responder, em bloco, pelas unidades de saúde de cada região. “É para que consigamos ter todas essas demandas centralizadas em uma superintendência, com resolução mais rápida. O Secretário de Saúde não precisa conversar com 10 ou 11 gerentes, porque terá um superintendente regional que vai passar essas demandas”, disse Vaguinho.

Já as intendências, como a do Rio Maina, serão transformadas em Superintendências para que possam ter uma estrutura maior para lidar com o tamanho de cada região.

Diretoria de Parques e Praças

Com a inauguração do Parque da Santa Luzia previsto para o ano que vem, Criciúma deverá encerrar o ano de 2025 com quatro parques. Segundo Vaguinho, a criação da Diretoria de Parques e Praças, então, surge para que esses espaços possam ser melhor gerenciados e também aproveitados – com parcerias público privadas, inclusive.

The post Criciúma: confira detalhes da reforma administrativa do governo Vaguinho appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.