Papel crescente da IA no processo de recrutamento de talentos é destaque em 2024

Por Simone Salles*

Um guia sobre as principais tendências de talentos em recrutamento para 2024 mostra que a força de trabalho de hoje valoriza mais do que apenas vantagens financeiras. Lançado pela Robert Walters, consultoria de seleção global de recursos humanos, o documento reúne insights e opiniões de especialistas do setor para identificar as dez tendências que moldam o mercado de trabalho atualmente.

O e-book explora desde o impacto da inteligência artificial (IA) nas estratégias de contratação até a entrada da Geração Z no mercado profissional.

Um dos principais destaques é o papel crescente da IA no processo de recrutamento. Especialistas apontam que a adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial vem revolucionando a forma como as empresas identificam, avaliam e selecionam candidatos. Estima-se que a automação e a IA podem reduzir o tempo de contratação, além de proporcionar uma análise mais precisa das competências dos profissionais.

A Geração Z, que representa os nascidos entre 1997 e 2012, também é tema de destaque. Essa geração, conhecedora de tecnologia, socialmente envolvida e ambientalmente consciente, espera esforços nessas áreas de seu empregador. Eles trazem expectativas diferentes em relação ao ambiente de trabalho, valorizando a flexibilidade e as oportunidades de crescimento, embora o salário continue a ser prioridade. O guia indica que empresas que investirem em cultura organizacional inclusiva, em programas de desenvolvimento contínuo e em chances de crescimento rápido terão mais sucesso em atrair e reter esses talentos.

Abaixo, algumas entre as dez tendências mencionadas no guia:

1.Mudança nas preferências de remuneração - Embora os benefícios tradicionais (formação, saúde e refeições gratuitas) permaneçam, as empresas com pacotes de benefícios voltados à saúde mental e bem estar (serviços virtuais, horário de trabalho flexível e licença paternidade) geram mais satisfação no trabalho.

2.Foco em Habilidades - Anos de experiência e qualificações se tornarão menos importantes, com mais foco em encontrar a pessoa certa para uma função. A demanda por competências digitais e tecnológicas deve continuar aumentando.

3.Flexibilidade no Trabalho -  Com a experiência do trabalho remoto consolidada pela pandemia, os profissionais esperam cada vez mais opções híbridas e horários flexíveis. 9 em cada 10 trabalhadores da Geração Z veem o trabalho remoto/híbrido como a maior alavanca ao escolher uma função.

4.Retenção de Talentos - Manter colaboradores motivados será um desafio-chave para as empresas. Investir em programas de treinamento e em uma cultura de reconhecimento são apontados como estratégias essenciais.

5.Lideranças marcadas pela empatia, autenticidade e abertura - 92% dos funcionários afirmou que a cultura da empresa impacta na sua decisão de permanecer com o empregador. Um líder em 2024 precisa ter a capacidade de ouvir os seus colaboradores de todos os níveis e manter uma cultura corporativa que inclua um fórum de escuta para que os funcionários partilhem suas ideias de mudança com a equipe de liderança.

Outro ponto importante inclui o investimento em programas de formação de gestão de nível intermédio como forma de capacitar as equipes a manter os seus melhores talentos. 66% dos funcionários dizem que ter uma gestão ruim faz com que se sintam desmotivados na sua função atual e 50% afirmam que isso os fariam deixar seus empregos nos próximos doze meses.

Oferecer uma missão internacional também faz parte da lista de tendências, pois pode ajudar a reduzir o esgotamento e as demissões dos colaboradores, que consideram postos no exterior uma possibilidade de avançar na carreira.

O guia alerta que a adaptação às novas tecnologias e à transformação digital será essencial para o sucesso das estratégias de recrutamento a partir de 2024. Para os funcionários, é cada vez mais importante que seu trabalho tenha mais propósito e os empregadores precisam se adaptar a esses novos princípios e serem criativos com propostas de valor.

Hoje, muitas organizações concedem dias de folga nos aniversários ou eventos familiares. Algumas criam pacotes semanais com lanches saudáveis. Outras consultam com sua equipe quais causas são mais importantes para eles e procuram associações com ONGs para as quais possam contribuir, com voluntariado ou doações. Há as que incentivam a cultura da reciclagem ou que incluem aulas de idiomas no horário de trabalho.

Os colaboradores esperam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas que se posicionarem como inovadoras, inclusivas, e focadas no desenvolvimento humano e em iniciativas de sustentabilidade estarão um passo à frente na atração e retenção dos melhores profissionais.

*Jornalista, mestre em Comunicação Pública e Política

Adicionar aos favoritos o Link permanente.